Hipoclorito de sódio

Unidades Básicas de Saúde recebem limpeza com desinfetante à base de cloro

Produto é aplicado na área externa das unidades
Foto: Divulgação/PMCI

A Vigilância Ambiental de Cachoeiro de Itapemirim está realizando limpeza nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) com hipoclorito de sódio, um desinfetante não-tóxico. A ação é uma medida auxiliar de combate ao novo coronavírus.

Todas as 36 UBS de Cachoeiro serão atendidas com o trabalho de desinfecção. Desde quarta-feira (25), já receberam a limpeza as unidades dos bairros Boa Vista (Aeroporto), Luiz Tinoco da Fonseca (BNH de Cima) e Waldir Furtado Amorim (BNH de Baixo), e a do distrito de Córrego dos Monos.

“O produto é aplicado na área externa das unidades, nas paredes, calçadas, pisos e corrimãos, eliminando os microrganismos que se acumulam na superfície desses locais. Os servidores utilizam bomba manual, e estão todos protegidos com Equipamentos de Proteção Individual (EPI)”, explica o gerente de Vigilância Ambiental de Cachoeiro, Fábio Gava.

Além das unidades básicas, o hipoclorito de sódio também já foi aplicado, nesta semana, no Centro de Saúde Paulo Pereira Gomes (PPG), na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Marbrasa, no Hospital Evangélico de Cachoeiro (Heci), no Hospital Infantil Francisco de Assis (Hifa), na Santa Casa de Misericórdia, na Central de Abastecimento do Espírito Santo (Ceasa Sul) e em diversos abrigos de ônibus. Nesses locais, foi utilizado um caminhão-pipa da Secretaria Municipal de Transportes (Semtra).

“É uma medida eficaz de combate à pandemia, que está sendo adotada em diversas cidades do Brasil e do mundo. A população pode ficar despreocupada, pois é um produto não-tóxico, recomendado pela Anvisa. Estamos tomando todas as medidas para proteger tanto a saúde da população, quanto a dos nossos servidores”, destaca a secretária municipal de Saúde, Luciara Botelho.