Prevenção do câncer

Unidades de saúde com horários extras de coleta para exame do colo do útero

Para ter acesso ao exame, paciente deve procurar a UBS mais próxima de casa
Foto: Márcia Leal/PMCI

A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) de Cachoeiro está disponibilizando horários alternativos de coleta para o exame citopatológico do colo uterino (preventivo), realizado para detectar alterações nas células do colo do útero que possam indicar a presença de lesões precursoras do câncer ou do próprio câncer.

Agora, para realizar o exame, o público feminino tem opções de horários aos sábados e, também, de segunda a sexta-feira após às 16h. É necessário agendar a realização do procedimento na Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima, em dias úteis, das 7h às 16h – a marcação pode ser feita por um familiar da paciente.

Em sua página, no site da Prefeitura de Cachoeiro (www.cachoeiro.es.gov.br/saude-semus), a Semus disponibiliza os endereços e telefones de todas as unidades de saúde do município.

A iniciativa, de acordo com o secretário municipal de Saúde de Cachoeiro, Alex Wingler, visa facilitar o acesso ao exame às mulheres que encontram dificuldades em comparecer às UBS durante o horário comercial, ao longo da semana.

“O exame citopatológico do colo uterino é muito importante para a detecção do câncer de colo do útero, que é o terceiro tumor maligno mais frequente na população feminina. Com o diagnóstico precoce, as chances de sucesso no tratamento são grandes. Por isso, é muito importante que as mulheres busquem uma unidade de saúde para agendar a coleta do exame preventivo”, destaca o secretário.