Dia de Combate ao Câncer

Unidades de saúde de Cachoeiro avaliam riscos de câncer com ajuda da tecnologia

Com plataforma digital, equipes identificam as chances de pacientes desenvolverem cinco tipos de câncer
Foto: Montagem/PMCI

Nesta sexta-feira (8), é comemorado o Dia Mundial de Combate ao Câncer, data escolhida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para conscientizar as pessoas sobre os cuidados de prevenção da doença, que é uma das principais causas de óbitos no mundo.

Em Cachoeiro, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) contam com a plataforma digital PreviNEO, que auxilia na identificação precoce de cinco tipos de cânceres. A avaliação de risco oncológico pode ser realizada nas próprias UBS por meio da ferramenta, que calcula a suscetibilidade do paciente para o desenvolvimento dos cânceres de próstata, mama, colo do útero, pulmão e cólon.

A verificação é feita por meio de diversas perguntas específicas, que auxiliam na possível identificação, pois a PreviNEO indica um algoritmo de cálculo de acordo com os fatores de risco que o paciente apresenta.

Quem deseja realizar a avaliação pode agendar o atendimento com um enfermeiro da UBS, pelo site: (agende.cachoeiro.es.gov.br). A plataforma também pode ser acessada pelo próprio cidadão para uma autoavaliação.

De acordo com o secretário municipal de Saúde de Cachoeiro, Alex Wingler, é muito importante que as pessoas tomem conhecimento das formas de prevenção ao câncer, pois uma vez detectada a doença de forma precoce, as chances de sucesso no tratamento são maiores.

“A PreviNEO, que é uma parceria da Prefeitura de Cachoeiro com o Hospital Evangélico, é uma ferramenta muito importante para a identificação de cinco tipos de câncer, que estão entre os de maior incidência na população brasileira. Na maioria dos casos, o diagnóstico precoce é fundamental para o êxito no tratamento. Por isso, pedimos às pessoas que fiquem sempre atentas aos sinais que o corpo apresenta e, também, que busquem uma vida saudável, com alimentação regrada e prática de atividades físicas”, destaca o secretário.