Luta contra o câncer

Unidades de Saúde de Cachoeiro terão ações alusivas ao Outubro Rosa

Campanha mobilizará grande parte da rede municipal de saúde
Foto: Márcia Leal/PMCI

A Prefeitura de Cachoeiro divulgou, nesta segunda-feira (3), a programação da campanha do Outubro Rosa deste ano, que tem por objetivos sensibilizar e engajar a sociedade na luta contra o câncer de mama.

Ao longo do mês, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) irá mobilizar a Casa Rosa e todas as 32 Unidades Básicas de Saúde (UBS) da sede e interior do município, com ações educativas e intensificação do atendimento às mulheres, disponibilizando serviços que oportunizam o diagnóstico precoce da doença.

Entre as atividades previstas, está a oferta de exames preventivos, mamografias, testes rápidos, aferição de PA e glicemia. Nas ações educativas, a programação prevê a realização de palestras, rodas de conversa, oficinas, minicursos e o Seminário Internacional de Psicologia em parceria com a Faculdade América.

No dia 19 de outubro, quarta-feira, acontecerá uma caminhada em alusão ao Dia Nacional de Combate à Sífilis e à Sífilis Congênita. A saída será na rua Bernardo Horta, em frente ao supermercado Casagrande, às 8h, com destino à Praça Jerônimo Monteiro, onde um ônibus do Tribunal de Justiça do Espírito Santo também participará da ação, com orientações às mulheres vítimas de violência. O evento contará, ainda, com uma palestra sobre a Lei Maria da Penha.

“Durante todo o mês de Outubro, nossas Unidades de Saúde estarão reforçando a abordagem sobre a importância da prevenção do câncer de mama, que é o mais comum entre as mulheres. É um tema muito relevante, que merece atenção especial tanto do poder público quanto da sociedade”, destaca o secretário municipal de Saúde de Cachoeiro, Alex Wingler.

Acesso à mamografia

Em Cachoeiro, assim como para os demais serviços do Sistema Único de Saúde (SUS), as UBS são a porta de entrada para o acesso à mamografia. A paciente deve se dirigir à unidade e procurar sua equipe de Estratégia de Saúde da Família (ESF) para agendar atendimento com um médico, que solicitará a marcação do exame.

Sobre o câncer de mama

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de mama é a primeira causa de morte por câncer na população feminina em todas as regiões do Brasil, exceto na região Norte, onde o câncer do colo do útero ocupa essa posição. A taxa de mortalidade por câncer de mama, ajustada pela população mundial, foi 11,84 óbitos/100.000 mulheres, em 2020, com as maiores taxas nas regiões Sudeste e Sul, com 12,64 e 12,79 óbitos/100.000 mulheres, respectivamente.

Programação desta semana – Outubro Rosa

4 de outubro (terça-feira)

UBS Paraíso 8h – Mutirão de coleta de preventivo (20 vagas) e solicitação de mamografia

UBS Abelardo Machado8h – Palestra em alusão aos temas da campanha