Unidades de saúde de Cachoeiro terão doses de vitamina A para crianças

Profissionais envolvidos participam de capacitação nesta semana, na UBS do Jardim Itapemirim

A prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim passará a distribuir doses semestrais de suplementação de vitamina A para todas as crianças do município com idade entre seis meses e quatro anos e 11 meses. A ação faz parte de programa do Ministério da Saúde.

A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) promoverá uma capacitação sobre a iniciativa, para os enfermeiros das equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF), nesta quinta (21) e sexta-feira (22), às 13h, na unidade básica de saúde do bairro Jardim Itapemirim.

“O objetivo é desenvolver em nossos profissionais a capacidade de efetuar o programa de maneira adequada através da administração do medicamento, atribuindo como consequência a prevenção dos agravos causados pela deficiência da vitamina A no público infantil”, explica Luciara Botelho, secretária de Saúde de Cachoeiro.

Após o treinamento, a medicação começará a ser disponibilizada gratuitamente, durante o ano inteiro, em todas as unidades básicas do município. Pais e responsáveis devem levar suas crianças junto com o cartão de vacina, onde o registro será feito para que a dose seja administrada corretamente, com agendamento de retorno.

Suplemento potencializa desenvolvimento e reduz mortalidade infantil

Ao prevenir a deficiência de vitamina A no organismo, o suplemento – líquido oleoso administrado por via oral – potencializa o desenvolvimento das crianças e reduz, ainda, os riscos de mortalidade infantil por diarreia.

Sua falta no organismo pode gerar dificuldade em enxergar nos lugares com luz fraca ou causar alterações oculares, evoluindo, em alguns casos, para a cegueira total e irreversível.