Unidades de saúde engajadas na campanha Setembro Amarelo

Objetivo é intensificar ações de prevenção do suicídio

As unidades básicas de saúde de Cachoeiro de Itapemirim estão com uma série de ações para reforçar a campanha Setembro Amarelo, que ocorre em todo o mundo neste mês, com foco na prevenção do suicídio. Palestras, bate-papo com profissionais, panfletagem e orientações são algumas das atividades planejadas.

A intenção é abrir espaço para o diálogo com as comunidades, levando informação diferenciada, permitindo que consigam superar os preconceitos e passem a perceber, melhor, fatores de risco para que possam pedir ajuda para si e pessoas próximas.

Conversar sobre o tema é preciso. Segundo o site da campanha, no Brasil, todos os anos, ocorrem 12 mil suicídios. No mundo, 1 milhão. A maioria deles está relacionado a transtornos mentais, que podem ser tratados com a ajuda de profissionais da área de saúde. Para chamar a atenção para o fato, foi criada a campanha Setembro Amarelo, que tem como data mais emblemática o Dia Mundial da Prevenção ao Suicídio, comemorado em 10 de setembro.

Cachoeiro apoia as discussões e, por isso mesmo, organizou a campanha nas unidades, que são as portas de entrada dos serviços oferecidos pelo Sistema Único de Saúde.

“Nosso objetivo é sensibilizar a população, porque esse é um mês de intensificação em todas as ações de prevenção. Todas as unidades estão participando, com a ajuda de profissionais da área de saúde mental, para levar à população acesso à informação e ao tratamento”, afirma a secretária municipal de Saúde, Luciara Botelho.

Ação no Centro

A programação preparada pela Secretaria Municipal de Saúde também contará com uma ação na Praça Jerônimo Monteiro, no próximo dia 13. Será das 7h às 12h, com uma série de serviços gratuitos, com foco em saúde mental e atenção psicossocial.

Programação por UBS:

UBS São Vicente

Durante setembro, haverá orientações na sala de espera referente à campanha Setembro Amarelo.

25 de setembro
Palestra com o tema: Prevenção ao suicídio.

UBS Coutinho
Em setembro, a equipe de saúde da família fará panfletagem na comunidade.

UBS Vila Rica

11 de setembro
Palestra ” Depressão, Ansiedade e Suicídio”, às 13h.

16 de setembro
Conversa na sala de espera com o grupo de gestante sobre ” Depressão pós parto”, às 13h, com a psicóloga Luana Marques.

UBS Parque Laranjeira
09 de setembro
Palestra sobre Saúde Mental com a equipe do NASF e café da manhã, às 8h.

UBS Conduru
19 de setembro
Conversa na sala de espera com a comunidade sobre prevenção do suicídio, de 8h às 13h.

UBS Zumbi
26 de setembro
Palestra com acadêmicos do curso de psicologia da Multivix, com café da manhã e panfletagem nas proximidades da unidade de saúde, às 8h.

UBS Coramara
16 de setembro
Palestra com a equipe do NASF e da ESF com o tema: Prevenção ao Suicídio e Depressão, às 7h.

19 de setembro
Conversa em sala de espera com orientações sobre a campanha, às 7h.

UBS Aquidaban
21 de setembro
Palestra com a equipe do NASF sobre suicídio e adolescente, às 8h.

UBS Paraíso
13 de setembro
Grupo de Tabagismo para intensificar às orientações sobre de depressão e ansiedade, no Centro de Convivência Vovó Matilde sobre depressão e suicídio em idosos, às 7h.

24 de setembro
Palestra para gestante com o tema: Depressão pós-parto, às 7h.

UBS BNH de Baixo
18 de setembro
Palestra com a Equipe do NASF e da UBS, com o tema: Prevenção ao Suicídio, às 8h.

UBS Agostinho Simonato
23 de setembro
-Evento na Unidade com dinâmica de grupo, roda de conversa e palestra sobre prevenção ao suicídio, 8 horas.

UBS Valão
24 de setembro
-Roda de conversa com o grupo de gestantes com o tema: saúde mental e prevenção ao suicídio e depressão pós-parto, às 8h.
-Palestra com grupo de Saúde Mental, com o tema: Prevenção do suicídio e rede de ajuda, às 8h.

UBS Gilson Carone
06 de setembro
– Ação no Residencial Otílio Roncetti, com aferição de PA, glicemia, atendimento de enfermagem,
com a participação dos acadêmicos de enfermagem da São Camilo, das 8h às 11h.

Praça Jerônimo Monteiro
13 de Setembro
Evento alusivo ao tema, das 7h às 12h, com a participação das equipes da Secretaria Municipal de Saúde e RAPS- Rede de Atenção Psicossocial.