Notícias

Agosto Dourado

Unidades de saúde têm ações de conscientização sobre amamentação

O ato de amamentar vivifica o relacionamento mãe-filho e é benéfico para a saúde de ambos
Foto: Ilustrativa

Neste mês, as unidades básicas de saúde (UBS) de Cachoeiro estão engajadas na campanha Agosto Dourado, dando ênfase a atividades de incentivo ao aleitamento materno.

Em rodas de conversa e outras ações educativas, gestantes e mães recentes estão sendo orientadas sobre a importância e os múltiplos benefícios da amamentação.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, nas ações, elas aprendem que o leite materno contém propriedades imunológicas, que protegem os bebês de enfermidades comuns na primeira infância. Ficam sabendo, também, que a amamentação ajuda na redução de riscos de depressão pós-parto, diabetes tipo 2, câncer de ovário e de mama.

O ato de amamentar ainda fortalece o relacionamento mãe-filho e contribui para desenvolver o tato, o olfato e o paladar do bebê.

“Por tudo isso, é recomendado que a amamentação seja exclusiva nos seis primeiros meses da criança. Nossas equipes enfatizam que o leite materno é o mais completo e o único alimento que o recém-nascido precisa”, frisa o secretário de Saúde de Cachoeiro, Alex Wingler.

Atividades

Nesta quarta-feira (11), a UBS de São Vicente realizou café da manhã e palestras sobre “A importância da higienização bucal durante a gestação” e “Aleitamento materno exclusivo e seus benefícios”.

Na próxima terça-feira (17), no auditório da UBS do Aquidaban, haverá uma conversa sobre “Mais que um ato de amor, amamentar salva vidas”. A ação começará às 8h.

Já no dia 28, na Unidade de Saúde do Vila Rica, haverá orientação sobre alongamento e atividade física no período gestacional, consulta de pré-natal e realização de testes rápidos (HIV, HBSAG, HCV e Sífilis).

Na UBS do bairro Nossa Senhora da Penha, às terças-feiras deste mês, estão sendo intensificadas consultas de pré-natal, com sala de espera, abordando o tema: “Amamentar vale ouro”.

Gestantes e mães recentes que queiram participar das atividades do Agosto Dourado só precisam procurar a UBS mais próxima de casa para se informar sobre a programação.