Outubro Verde

Unidades de saúde tem programação sobre sífilis congênita em gestantes

O objetivo é de atrair a atenção da população para a importância do diagnóstico e do tratamento da doença
Foto: Márcia Leal/PMCI

As Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Cachoeiro estão com programação diversa em alusão ao Outubro Verde, campanha de combate à sífilis congênita. Com o objetivo de atrair a atenção da população para a importância do diagnóstico e do tratamento da sífilis congênita na gestante, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) preparou atividades, ao longo do mês, para reforçar a prevenção.

A sífilis é uma doença infecto-contagiosa sistêmica, de evolução crônica, com transmissão predominantemente sexual. A sífilis congênita é a infecção do feto pelo Treponema pallidum, transmitida por via placentária, em qualquer momento da gestação ou estágio clínico da doença em gestante não tratada ou inadequadamente tratada.

“O maior desafio dos profissionais de saúde em relação a situação da sífilis é detectar a doença ainda na gestante e tratá-la adequadamente. É por isso que ações como essas são essenciais para nos ajudar nesse trabalho. Queremos incentivar a participação de todos, tanto na programação do Outubro Verde, quando do Rosa, essas informações podem salvar vidas”, salienta o secretário municipal de Saúde, Alex Wingler.

Confira a programação completa:

– 06/10 (Quarta-feira)
UBS Aeroporto – 13hs
Palestra sobre Prevenção da Sífilis e Sífilis Congênita e a importância do tratamento e testagem para Sífilis e HIV.

– 11/10, 12/10, 13/10 e 14/10 (Segunda, Terça, Quarta e Quinta-feira)
UBS Valão – 14h
Palestra com alusão ao tema prevenção câncer de mama – em alusão ao Outubro Verde e testagem para hepatites virais B e C, HIV, e Sífilis.

– 13/10 (Quarta-feira)
UBS Amaral – 9h

– 13/10 (Quarta-feira)
UBS Village – 8h
Palestra sobre Prevenção da Sífilis e Sífilis Congênita e a importância do tratamento e testagem para Sífilis e HIV para gestantes; roda de conversa sobre a importância do pré – natal; solicitação de mamografia para mulheres na faixa etária de 50 a 69 anos e agendamento para exame citopatológico.

– 14/10 (Quinta-feira)
UBS Zumbi – 8h
Sala de espera com orientações prevenção da Sífilis e Sífilis congênita e a importância do tratamento e testagem para Sífilis e HIV.

– 14/10 (Quinta-feira)
UBS Gilson Carone – 8h
Palestra sobre Prevenção da Sífilis e Sífilis Congênita e a importância do tratamento e testagem para Sífilis e HIV e café da manhã e aula de zumba.

– 18/10 (Segunda-feira)
UBS Aquidaban – 13h30

– 18/10 (Segunda-feira)
UBS Vila Rica – 8h
Palestra sobre o tema; testagem para Sífilis e HIV. No decorrer do mês haverá realização de intensificação nas coletas de citopatológico e mamografia conforme Protocolo MS.

– 19/10 (Terça-feira)
UBS Novo Parque – 9h
Palestra sobre Sífilis e Sífilis Congênita e testagem para Sífilis e HIV e coleta de preventivo e solicitações de mamografia.

– 20/10 (Quarta-feira)
UBS Coramara – 8h

– 20/10 (Quarta-feira)
UBS Nossa Senhora da Penha – 8h30
Palestra sobre o tema sobre Sífilis e Sífilis congênita; solicitação de exames laboratoriais de rotina; realização de Testes rápido de IST’S; Referente ao Outubro Rosa; solicitação de mamografia e relato de uma paciente que foi diagnosticada com câncer.