Notícias

Informatização

Unidades de saúde terão 130 novos computadores e internet de fibra ótica

Instalação de novos equipamentos teve início nesta sexta-feira (22) pela Policlínica Municipal
Foto: Divulgação/PMCI

A Coordenadoria de Tecnologia da Informação (CTI), vinculada à Secretaria Municipal de Fazenda (Semfa) de Cachoeiro, instalará, nos próximos meses, 130 novos computadores nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e na Policlínica Municipal Bolívar de Abreu. O processo teve início, nesta sexta-feira (22), pela Policlínica, que ganhou 15 novos computadores para serem usados em seus consultórios.

A instalação dos novos computadores faz parte do processo de informatização das ações da área de Atenção Primária à Saúde (APS) em Cachoeiro e de integração do sistema de regulação de especialidades entre Policlínica Municipal e Unidades Básicas de Saúde.

Esse processo envolve a ampliação do Prontuário Eletrônico para todas a UBS, permitindo mais segurança e agilidade no armazenamento dos dados dos pacientes, bem como o envio em tempo real dessas informações para a base nacional do Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica (Sisab).

Além disso, o governo estadual adotou um novo sistema de regulação de especialidades, no qual o profissional da Atenção Básica e o especialista conversam, diretamente, entre si para verificar a necessidade ou não da consulta especializada para determinado paciente.

Implementado desde o início deste ano, o novo sistema já permite que consultas em diversas especialidades sejam marcadas diretamente nas UBS, sem necessidade de levar o encaminhamento até a Policlínica Municipal para fazer o agendamento.

Para o pleno funcionamento do novo sistema, além dos computadores, a CTI colocou internet de fibra ótica em todas as 32 Unidades Básicas de Saúde de Cachoeiro.

O investimento, nessas ações, é de R$ 800 mil – recurso que faz parte de uma Portaria do Governo Federal, publicada no fim do ano passado, para dar incentivo financeiro aos municípios e ao Distrito Federal na implementação de processos informatizados na Atenção Primária.

“A melhoria no aparelhamento das UBS teve início em 2017, época em que apenas algumas unidades da sede do município possuíam computadores e internet. A implantação de internet de fibra ótica em todas as unidades, fornecida pela própria CTI, permitirá o uso efetivo desses novos computadores e a integração do sistema”, explica o coordenador executivo de Tecnologia da Informação, Élcio Paes de Sá Neto.

“Com a plena operação dos processos de forma informatizada, o atendimento ao usuário ocorrerá em tempo real, permitindo início precoce do tratamento e acompanhamento desses pacientes pelo médico e pela equipe da Estratégia de Saúde da Família – que utilizarão o mesmo sistema, todos conectados e integrados com o Estado e com os sistemas do Ministério da Saúde”, completa o secretário municipal de Saúde, Alex Wingler.