Recursos recuperados

Unidades de saúde terão investimento de R$ 3,6 milhões em equipamentos

Nesta semana, foi finalizada a aquisição de 142 unidades de 12 itens diversos
Foto: Márcia Leal/PMCI

A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) investirá cerca de R$ 3,6 milhões em equipamentos para atender as 32 Unidades Básicas de Saúde (UBS), Pronto Atendimentos e outros espaços de atendimento de saúde de Cachoeiro de Itapemirim. A primeira aquisição, no valor de R$ 248.838,83, foi finalizada nesta semana, com a chegada de 142 unidades de 12 itens diversos.

O investimento é fruto de recuperação de saldos remanescentes de emendas parlamentares que estavam sem execução desde 2009. A Lei Complementar 181/2021 deu mais prazo para que Estados, municípios e Distrito Federal realizassem atos de transposição, transferência e reprogramação desses recursos. Com isso, foi feita uma análise durante cinco meses, que resultou no resgate desses valores.

Os itens adquiridos incluem: nove detectores fetais; dez carros curativos; 36 escadas de dois degraus; 28 focos refletores; 15 mesas mayo hospitatares; cinco negatoscópios; uma mesa de exame; dois desfibriladores; um eletrocardiógrafo; 13 esfigmomanômetros infantis; dois laringoscópios infantis; 20 otoscópios.

Também estão em fase de aquisição dez novas ambulâncias, equipamentos de ultrassom e raio-X, consultórios odontológicos portáteis e um aparelho para exame auditivo conhecido como Bera.

“As unidades de saúde de Cachoeiro tem recebido melhorias constantes tanto em infraestrutura quanto em equipamentos, mas o resgate desses recursos nos permite fazer um investimento maior nas ações para área”, afirma o secretário municipal de Saúde, Alex Wingler.

“Apesar de todos os desafios enfrentados durante esse período de pandemia, a Prefeitura está conseguindo realizar investimentos importantes. O resgate desses recursos que não utilizados mostra que isso é resultado de gestão séria e competente”, comenta o prefeito Victor Coelho.