Notícias

Uso de celular no trânsito é alvo de ação educativa

As infrações mais cometidas no trânsito em Cachoeiro são alvos de ações educativas permanentes desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito (Semset). Nesta semana, o foco é o uso indevido de celular na direção, que ocupa a segunda colocação no ranking de multas no município e é a terceira maior causa de mortes no trânsito no país, de acordo com levantamento da Associação Brasileira de Medicina do Tráfego.

A equipe de Educação Cidadã e Trânsito da Semset esteve nesta terça-feira (3) na região do bairro Independência, com abordagem a condutores e distribuição de material informativo para conscientização. Apenas nas avenidas Pinheiro Junior, Monte Castelo e na rua Agripino de Oliveira, a panfletagem alcançou 130 veículos estacionados. O tema das orientações nos panfletos é “Celular e direção, uma ligação perigosa. Desligue essa ideia”.

“Infelizmente, muitos motoristas utilizam o aparelho na condução do veículo, comprometendo a segurança do trânsito. Trata-se de uma infração gravíssima, que acarreta perda de sete pontos na CNH e multa de R$ 293,47. Para promover a paz no trânsito, é necessário que cada um faça a sua parte”, frisa o gerente de Educação de Trânsito, Paulo Xavier Bento.

A infração de trânsito campeã em Cachoeiro é o estacionamento irregular, que também é tema de campanhas feitas pela Semset. Em março, por exemplo, a ação com esse foco se concentrou no bairro Alto Novo Parque. O objetivo foi reduzir a incidência de veículos estacionados sobre calçadas e em locais proibidos pela sinalização.