Mais praticidade

Usuários do transporte coletivo aprovam aplicativo Ponto Cachoeiro

Ferramenta exibe diversas informações que auxiliam os passageiros
Foto: Patricia Pim/PMCI

O aplicativo Ponto Cachoeiro segue facilitando a rotina dos usuários do transporte coletivo do município. E sua adesão, por parte da população, mostra o sucesso do investimento feito pela Prefeitura de Cachoeiro.

Com um acumulado de mais de 12 mil downloads nas lojas de aplicativos para smartphones com sistemas Android e IOS, a plataforma facilita o acesso do cidadão a informações referentes às linhas de transporte que circulam na cidade.

Nela, o usuário pode consultar dados como horários e itinerários das linhas e o tempo previsto para que os ônibus cheguem até o ponto de parada em que está.

Para o estudante Eduardo Guimarães, que reside no Alto Novo Parque, o aplicativo tem facilitado seu trajeto até o local onde estuda.

“Eu gostei muito desse aplicativo, é uma coisa que faltava em Cachoeiro. É útil pra gente saber se o ônibus já passou e quanto tempo falta para ele chegar. Com isso, tenho economizado muito tempo indo e voltando para a escola”, destacou.

Além da praticidade, o aplicativo também contribui para a segurança de quem utiliza as linhas de ônibus em Cachoeiro. É o que afirma a professora Fernanda Paiva.

Segundo ela, com as informações exibidas na plataforma, o usuário pode calcular, com mais precisão, o tempo que permanecerá nos pontos de ônibus, o que aumenta a sensação de segurança ao sair de casa, principalmente à noite.

“Para nós, mulheres, essa ferramenta tem feito toda a diferença. Muitas vezes saímos no período noturno desacompanhadas, e antes do aplicativo Ponto Cachoeiro, era comum ficarmos sozinhas, em uma longa espera por um ônibus. Agora, podemos calcular melhor esse tempo, o que nos traz mais segurança”, afirma.

Mais avaliações positivas

O sucesso do Ponto Cachoeiro pode ser comprovado, também, nas lojas de aplicativos para smartphones. Na Google Play, do sistema Android, a ferramenta conta, atualmente, com uma avaliação de 4,1 estrelas, de um total de 5.

“Funciona muito bem, é um exemplo até para outras cidades. Na minha opinião, facilita a vida do cidadão na hora de usar o transporte público”, afirmou um usuário da plataforma, que classificou o aplicativo com nota máxima em sua avaliação.

O Ponto Cachoeiro foi desenvolvido pela Coordenadoria Executiva de Tecnologia da Informação da Prefeitura de Cachoeiro em parceria com a Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos Delegados (Agersa).

A versão para Android do Ponto Cachoeiro pode ser encontrada no seguinte endereço: https://bit.ly/3pgESag. Para os usuários de IOS, o aplicativo está disponível em: https://apple.co/2ZPCaQt.

Principais funcionalidades do aplicativo

Horários: nesta área, o usuário pode obter informações sobre itinerários dos ônibus informando seu bairro.

Ônibus próximos: mostra ao usuário as linhas próximas de sua localização atual e permite solicitar localização do ponto mais perto.

Recarga: opção para recarregar o cartão de passagens, a partir do sistema mantido pela empresa prestadora do serviço de transporte coletivo.

Ouvidoria: espaço para manifestações dos usuários.

Divulgação

Para ampliar, ainda mais, o número de usuários do aplicativo, a Prefeitura lançou uma campanha de divulgação da ferramenta, com veiculação em mídias sociais e plotagens em pontos de ônibus. Confira o jingle: