1º Dia D

Vacinação antirrábica em 25 locais de Cachoeiro no próximo sábado (3)

Devem ser imunizados cães e gatos ainda não vacinados neste ano
Foto: Márcia Leal/PMCI

No próximo sábado (3), será realizado o primeiro Dia D de vacinação contra a raiva para cães e gatos (acima de três meses) em Cachoeiro. Serão 25 locais de aplicação em diversos bairros (confira abaixo), que funcionarão das 8h às 16h.

A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) escolheu lugares estratégicos, como quadras esportivas, escolas e unidades de saúde, com o objetivo de facilitar o acesso ao imunizante.

Os animais deverão ser acompanhados por tutores maiores de 18 anos, que precisarão apresentar documento pessoal com foto e o cartão de vacina do bichinho – caso não tenha, o documento será providenciado no momento da vacinação.

Nova ação no dia 10 de setembro

No dia 10 de setembro, será realizado o segundo Dia D, em outros locais da sede do município. De acordo com a Semus, a sede de Cachoeiro tem uma população de cerca de 20 mil cães e gatos.

No interior, equipes da Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ) de Cachoeiro percorreram áreas rurais, em junho. As ações de vacinação nas sedes dos distritos estão sendo planejadas pelo setor.

Vacina disponível na UVZ

A Semus reforça, ainda, que a vacina contra a raiva está disponível, durante todo o ano, na Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ), no bairro Aeroporto. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h.

A dose é gratuita e, para a aplicação, é necessário que o responsável seja maior de idade e esteja com documento pessoal e com cartão de vacina do animal. A UVZ também estará vacinando nos dias 3 e 10 de setembro, das 8h às 16h.

A raiva
A raiva é uma doença infecciosa, transmitida ao ser humano pela saliva e secreções de animais infectados, principalmente, por mordeduras, arranhaduras e lambeduras. Cães e gatos são a principal fonte de infecção, mas há, também, os morcegos, gatos do mato, saguis e gambás. A letalidade da doença é de quase 100%.

Confira os locais de vacinação disponíveis no dia 3 de setembro:

Rubem Braga – Igreja São Cristovão
Fé e Raça – Emeb Profª Gércia Ferreira Guimarães
Alto Village – Unidade de Saúde
Village da Luz – Supercreche
Aquidaban – Ginásio de Esporte Ermo Gomes
Novo Parque – Unidade de Saúde
Abelardo Machado – Unidade de Saúde
Nossa Senhora da Penha – Igreja São Benedito
Ferroviários – Secretaria Municipal de Saúde
Independência – Igreja Nossa Senhora de Fátima
Nossa Senhora Aparecida – Emeb Maria do Carmo Magalhães