Proteção

Vacinação contra gripe: 3,5 mil imunizados no início da 2ª fase

Foco nessa etapa são as pessoas com doenças crônicas
Foto: Marcia Leal/PMCI

Em Cachoeiro, 3,5 mil pessoas foram imunizadas nos dois primeiros dias da segunda etapa da campanha nacional de vacinação contra gripe.

Nesta fase, iniciada na quinta-feira (16), o foco são pessoas com doenças crônicas, como asma, bronquite, enfisema pulmonar, hipertensão, insuficiência cardíaca, diabetes, câncer, obesidade e problemas renais, hepáticos e neuropsiquiátricas. Crianças entre 6 meses de vida e menores de 6 anos de idade, que tenham alguma doença crônica, já podem ser vacinadas.

Ainda fazem parte do grupo prioritário, nesta etapa, profissionais das forças de segurança e salvamento, adolescentes e jovens do sistema socioeducativo, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional, caminhoneiros, motoristas e cobradores de transporte coletivo e portuários.

A vacinação é realizada nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município, de segunda a sexta, das 8h às 16h.

“Consideramos satisfatória a procura do público nesses primeiros dois dias da segunda etapa da campanha. Esperamos que esse bom movimento se mantenha. A vacina é uma proteção muito importante para as pessoas com doenças crônicas, que são mais suscetíveis a complicações da gripe”, afirma a secretária municipal de Saúde, Luciara Botelho.

Documentação para vacinação

Os portadores de doenças crônicas devem estar munidos de laudo médico antigo ou atualizado, exames laboratoriais ou de imagem que identifiquem a condição crônica. Os caminhoneiros, para tomar a dose, devem apresentar carteira de trabalho, contracheque com documento de identidade, carteira de sócio dos sindicatos de transportes, de motorista (categoria C e E) ou crachá funcional. Já os trabalhadores de transportes coletivos devem levar carteira de trabalho, carteira de sócio (a) dos sindicatos de transportes, sindicato dos motoristas e cobradores, carteira de motorista (categoria D e E) ou crachá funcional.

Primeira etapa

Segundo o balanço da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), na primeira fase da campanha, voltada a idosos e profissionais da saúde, 20.900 idosos foram imunizados, superando a meta de 95% desse público. Os que ainda não se imunizaram podem tomar a dose ao longo da campanha.

A terceira e última etapa começará no Dia D da campanha, em 9 de maio. Serão vacinados, nesta fase, professores; crianças entre 6 meses de vida e menores de 6 anos de idade; gestantes; puérperas (até 45 dias após o parto); indígenas; adultos de 55 a 59 anos de idade e pessoas com deficiência.

A imunização em massa contra gripe é uma recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) para facilitar na detecção da Covid-19, uma vez que os sintomas das duas enfermidades são semelhantes.