Vacinação contra gripe pode ser agendada pela internet

A campanha nacional de vacinação contra a gripe (Influenza) começa na próxima quarta-feira (10) e, em Cachoeiro, os moradores podem optar por agendar pela internet o atendimento para receber a vacina. A marcação é feita pelo site agendamento.cachoeiro.es.gov.br.

Por meio do sistema, é possível escolher ser atendido em dez unidades básicas de saúde. São as dos bairros Abelardo Machado, Aeroporto, Amaral, Aquidaban, Waldir Furtado Amorim (BNH de Baixo), Doutor Luiz Tinoco da Fonseca (BNH de Cima), Jardim Itapemirim, Novo Parque, Alto União e Village da Luz.

O público da campanha, definido pelo Ministério da Saúde, é composto por crianças de seis meses até seis anos incompletos (5 anos, 11 meses e 29 dias); gestantes; mulheres que tiveram filhos há até 45 dias; pessoas com 60 anos ou mais; professores; trabalhadores da área da saúde; e portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.

“Em Cachoeiro, 49.800 pessoas se enquadram nesses grupos prioritários e devem ser vacinados. Para facilitar o acesso e alcançar a maior cobertura vacinal possível, teremos 28 pontos de vacinação no município”, afirma a secretária municipal de Saúde, Luciara Botelho.

A campanha vai até o dia 31 de maio e, nesse período, as 24 salas de vacina do município atenderão de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h40. Em quatro unidades básicas de saúde sem sala de vacina (Recanto, Agostinho Simonato, Parque Laranjeiras e Nossa Senhora da Penha), o atendimento será feito às segundas e sextas-feiras, das 9h às 14h.

O Dia D da campanha será em 4 de maio, quando todas as unidades básicas de saúde e o Centro Municipal de Saúde Bolívar de Abreu estarão abertos das 8h às 17h, na sede do município, e das 9h às 16h, nos distritos e localidades rurais. Para receber a vacina, é preciso apresentar a caderneta de vacinação e documento de identificação.