Notícias

Vacinação seletiva contra sarampo acontece neste sábado (24)

Vacinação acontecerá no Centro Municipal de Saúde e nas unidades básicas da cidade e no interior

No Centro de Saúde Bolívar de Abreu, localizado no bairro Santo Antônio, em Cachoeiro de Itapemirim, e em mais 28 unidades básicas de saúdes (UBS), no município e no interior, acontecerá um ato especial de vacinação contra o sarampo, neste sábado (24).

Promovida pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus), a ação não é uma campanha, mas, sim, imunização seletiva voltada para as pessoas que compõem a faixa etária de  seis meses a 49 anos de idade, recomendada pelo Ministério da Saúde.

“A população pode sempre encontrar a vacinação contra o sarampo em todas as nossas unidades, que possuem sala de vacina. No entanto, com essa ação específica, queremos abranger ainda mais a imunização; é uma oportunidade para a atualização do cartão de vacina”, salienta a secretária municipal de Saúde, Luciara Botelho.

Na última terça-feira (20), o Ministério da Saúde estabeleceu uma nova medida em que crianças de 6 meses a menos de 1 ano de idade devem receber uma dose extra da tríplice viral. O objetivo é intensificar a vacinação neste público-alvo, que é mais propício a casos graves. Aos 12 meses (tríplice viral) e aos 15 meses (a tetra viral) elas ainda precisam tomar as vacinas de rotina.

Pessoas com até 29 anos de idade, recebem duas doses, já as de 30 a 49 anos, dose única.

A Semus lembra, ainda, que a vacina está sempre disponível no Centro Municipal de Saúde e nas salas de vacina das unidades básicas de saúde. É necessário apresentar o cartão de vacina e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). O atendimento também pode ser agendado pelo site www.agendamento.cachoeiro.es.gov.br.

Vacinação segue de 26 a 30 de agosto, com horário estendido

Para aqueles que não puderem ser atendidos no dia 24, a Secretaria de Saúde oportunizará uma semana de vacinação, com atendimento estendido no Centro de Saúde Bolívar. A ação acontecerá de segunda (26) a sexta (30), das 7h às 19h, com o objetivo de intensificar a imunização.

Confira os locais de vacinação:

Centro Municipal de Saúde Bolívar de Abreu
UBS de Soturno
UBS de Novo Parque
UBS de Córrego dos Monos
UBS de Pacotuba
UBS de Burarama
UBS de União
UBS de Village da Luz
UBS de Zumbi
UBS de Coramara
UBS de Nossa Senhora Aparecida
UBS de Paraíso
UBS de Amaral
UBS de São Luiz Gonzaga
UBS de Aquidabã
UBS de Conduru
UBS de BNH de Baixo
UBS de Abelardo Machado
UBS de Aeroporto
UBS de Jardim Itapemirim
UBS de Gilson Carone
UBS de São Vicente
UBS de Nossa Senhora da Penha
UBS de Agostinho Simonato
UBS de Coutinho
UBS de Otto Marins
UBS de Amaral
UBS de Itaoca
UBS de Vila Rica
UBS de Valão