Contra a Covid

Vacinados com Astrazeneca podem optar por 2ª dose com Pfizer em Cachoeiro

Uso combinado das vacinas é extremamente seguro e eficaz, segundo estudos
Foto: Márcia Leal/PMCI

A vacinação contra a Covid-19, em Cachoeiro, conta com novidades a partir desta terça-feira (19). Quem recebeu a primeira dose da vacina da Astrazeneca agora pode tomar a segunda dose da Pfizer. A outra mudança é a redução, para 8 semanas (56 dias), do intervalo para segunda aplicação de quem iniciou o esquema vacinal com Astrazeneca.

A Secretaria Municipal de Saúde explica que tanto a intercambialidade desses imunizantes quanto a redução do intervalo são autorizadas pelo Ministério da Saúde e pela Secretaria de Estado da Saúde.

“Estudos internacionais apontam que o uso combinado das vacinas da AstraZeneca e da Pfizer é, extremamente, seguro e eficaz. Em Cachoeiro, ele estava restrito às gestantes e puérperas. Agora, passamos a oferecer essa possibilidade a todos vacinados com Astrazeneca que ainda não completaram a imunização. Vamos priorizar a aplicação de Pfizer nesses casos, a menos que a pessoa queira completar o ciclo com Astrazeneca”, explica o secretário municipal de Saúde, Alex Wingler.

“A intercambialidade e a redução do intervalo para segunda dose de Astrazeneca – que passa a ser o mesmo que o da Pfizer – são medidas importantes para que possamos ampliar a cobertura vacinal da população com duas doses”, complementa.

Nesta semana, além das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e da Policlínica Municipal Bolívar de Abreu (Centro Municipal de Saúde), onde ocorre vacinação de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h, haverá pontos para se vacinar, até sexta-feira (22), no Shopping Cachoeiro, das 14h às 19h, e no Perim Center, das 16h às 20h.