Formação Pela Escola

Vagas abertas para cursos on-line gratuitos na área da educação

A Secretaria Municipal de Educação (Seme) ofertará mais 220 vagas para cursos on-line gratuitos do Programa Formação Pela Escola, do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

A inscrição será aberta segunda-feira (27) e vai até 5 de julho, pela plataforma www.fnde.gov.br/ava. Instruções para o cadastro estarão disponíveis, nesse período, no site da Prefeitura de Cachoeiro (www.cachoeiro.es.gov.br).

São ofertadas 110 vagas para o curso Programas do livro e 110 para o curso Programas do Transporte Escolar. As capacitações terão duração de dois meses, com atividades em julho e agosto, totalizando carga horária de 40h.

As vagas serão preenchidas de acordo com a ordem de chegada das inscrições. Qualquer pessoa interessada em conhecer as ações e os programas do FNDE pode participar, mas as capacitações são voltadas, especialmente, para as que exercem funções de gestão, execução, monitoramento, prestação de contas e controle social de recursos orçamentários dos programas e ações financiados pelo FNDE e profissionais da educação.

Descrição dos cursos

Programas do Livro: o curso objetiva estimular os processos cooperativos de operacionalização dos programas do livro; favorecer a valorização, o uso crítico, a conservação e a devolução dos livros didáticos, contribuindo para o fortalecimento da gestão da escola pública. Trata ainda da história do livro didático no Brasil; das características de cada programa do livro, suas operacionalizações, compromissos, ética e legislação; bem como da cidadania e gestão democrática da informação para o Controle Social.

Programas do Transporte Escolar: o curso abrange temáticas relacionadas à dimensão política da implementação dos programas relacionados ao transporte do escolar, ao repasse de recursos financeiros e suas respectivas prestações de contas e procedimentos contábeis, e também trata do funcionamento, do acompanhamento e do controle social dos recursos destinados ao Programa.