Edital de ocupação

Vagas abertas para oficinas gratuitas em centros culturais de Cachoeiro

Atividades como aulas de teatro são oferecidas a partir de edital da Semcult
Foto: Divulgação

Oficinas artísticas oferecidas, gratuitamente, por meio do edital de Ocupação dos Centros Culturais, da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Semcult) de Cachoeiro, estão com vagas abertas.

Na Casa da Memória (rua 25 de Março, Centro), é possível participar de oficinas de Teatro e Escrita de Dramaturgias realizadas pelo Instituto Nossa Senhora da Penha.

As atividades ocorrerão até o próximo mês de maio, todas as terças, com turmas em três diferentes turnos: manhã (9h às 11h30), tarde (14h às 16h30) e noite (17h às 19h30).

Para participar, é preciso ter, no mínimo, 7 anos de idade para a oficina de Interpretação e 10 anos de idade na oficina de escrita de dramaturgia. As inscrições podem ser feitas pelo telefone 28 99982-1009.

Já a Associação Teatral de Cachoeiro (Asteca) está com vagas para oficinas de dança, que ocorrem no Museu Ferroviário Domingos Lage (rua Cel. Francisco Braga, Centro). As inscrições são feitas no local durante os horários das aulas, que ocorrem segunda e quarta-feira, com turmas às 17h30 e às 19h; terça-feira, também com duas turmas, às 14h40 e às 16h; e sexta-feira, às 8h30 às 10h.

Também há aulas de forró pé de serra, que acontecem às terças, quintas e sextas-feiras, às 19h30.

As oficinas auxiliam na formação cultural e intelectual do indivíduo, exercitando sua capacidade crítica, melhorando a escrita, criatividade, conhecimento social, concentração, coordenação motora, capacidade de comunicação social, desenvolvimento de habilidades físicas e cognitivas, dentre outras possibilidades de aprendizado.

Atividades em outros centros culturais

Outros centros culturais de Cachoeiro de Itapemirim também são utilizados para oficinas artísticas gratuitas, por meio do edital de ocupação da Semcult. Atualmente com turmas completas, esses locais recebem crianças, jovens e adultos que desejam aprender uma nova atividade e, também, conhecer mais sobre a história do município.

A Casa de Cultura Roberto Carlos, localizada no bairro Recanto, recebe oficinas de música em parceria com o projeto Casa Verde, com o objetivo de favorecer a formação da juventude difundindo a cultura musical, por meio de atividades de musicalização infantil.

Já o Centro Cultural Mestre Salatiel, também localizado no bairro recanto, realiza oficinas de capoeira com a Associação Cultural Mocambos, que reafirma, por meio de duas atividades, a capoeira como uma expressão cultural e esportiva.

O artesanato também tem seu espaço, com oficinas de cerâmica indígena, que acontecem na Pracinha de Cultura Sérgio Sampaio, situada no bairro Rui Pinto Bandeira. Durante as atividades, são confeccionadas diversas peças decorativas e utilitárias, que ao final do curso, são doadas aos participantes. As atividades são desenvolvidas em parceria com a organização não governamental Associação Oficina da Vida.

“Nossa proposta, com o edital de ocupação, é contribuir para manter os centros culturais de Cachoeiro vivos e pulsantes. As atividades desenvolvidas, todas gratuitas, têm o objetivo principal de democratizar o acesso à cultura, permitindo à população aprender novas habilidades, além de conhecer melhor e criar laços com esses patrimônios culturais e históricos tão importantes para Cachoeiro”, avalia a secretária de Cultura e Turismo de Cachoeiro, Fernanda Martins.