Notícias

Vigilância Sanitária divulga classificação de padarias de Cachoeiro

Dos 88 estabelecimentos avaliados, 41 receberam cinco estrelas

A Vigilância Sanitária de Cachoeiro divulgou o resultado da nova classificação das 88 padarias do município. Do total de estabelecimentos avaliados, 41 receberam cinco estrelas.

CONFIRA A CLASSIFICAÇÃO

O objetivo dessa ação é o de verificar, se as padarias estão cumprindo todas as normas sanitárias, de modo a garantir a qualidade de produtos e serviços oferecidos ao consumidor. As inspeções foram feitas em 2018.

A classificação por estrelas está determinada no Código Sanitário do município e é realizada anualmente, com base no cumprimento dos critérios estabelecidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), vinculada ao Ministério da Saúde.

Entre os quesitos analisados, estão: o asseio do ambiente, do preparo e do manuseio dos alimentos; a higiene na comercialização; o cuidado com a aquisição das matérias-primas; a conservação, a exposição e o armazenamento dos alimentos; as condições de trabalho, entre outros fatores que podem comprometer a qualidade dos produtos comercializados.

“A classificação é muito importante como forma de incentivar os estabelecimentos a buscarem o aprimoramento contínuo do padrão sanitário, garantindo, aos consumidores, o acesso a produtos e serviços de boa qualidade”, destaca o coordenador da Vigilância Sanitária de Cachoeiro, Denclair Escobar de Almeida.

Ainda de acordo com ele, os estabelecimentos que não cumpriram todas as normas e exigências do órgão continuam sendo acompanhados. Eles terão um prazo de, até 60 dias, para os procedimentos de adequação e correção às normas sanitárias, solicitadas por meio de notificação. Em caso de não cumprimento, as padarias podem ser autuadas ou, até mesmo, interditadas.

A relação com a classificação das padarias está disponível na área de Serviços do site da prefeitura de Cachoeiro (www.cachoeiro.es.gov.br). Basta clicar, sequencialmente, em “Cidadão”, “Vigilância Sanitária” e “Classificação de Estabelecimentos”.