Notícias

Na última segunda (14)

Violência doméstica foi tema de live com especialistas renomadas

Amparo à mulheres vítimas de agressão foi abordado no evento on-line
Foto: Reprodução/web

A coordenadoria executiva de Cidadania, Direitos Humanos e Políticas para Mulheres, vinculada à Secretaria Municipal de Governo e Planejamento Estratégico (Semgov) da Prefeitura de Cachoeiro, promoveu, na noite da última segunda-feira (14), uma live com o tema “Violência Doméstica: Qual o papel de cada um de nós para combater esse mal?”.

O evento on-line teve como objetivo difundir o conhecimento, discutir os diversos tipos de violência doméstica – física, psicológica, moral e sexual – e suas consequências na vida das mulheres brasileiras.

Durante o encontro, a promotora de Justiça do Ministério Público de São Paulo, Gabriela Manssur, destacou que, em muitos casos, as mulheres não têm consciência de que vivem em uma realidade de violência dentro de suas casas.

“Muitas mulheres não se sentem em risco quando estão sofrendo uma violência. Por vezes, não compreendem a situação de vulnerabilidade na qual estão inseridas, o que resulta numa demora para que essas vítimas busquem ajuda. E quando elas tomam iniciativa de pedir socorro, em muitos casos, já estão em uma situação de risco extremo, e podem vir a ser vítimas de feminicídio”, afirmou a promotora.

A escrivã da Polícia Civil da Delegacia da Mulher de Cachoeiro de Itapemirim e professora de Processo Penal, Nubia Bazeth, relatou que muitas mulheres se encontram em uma situação de dependência financeira ou sentimental do agressor, o que pode dificultar a iniciativa de realizar uma denúncia.

“A situação de dependência financeira é um dos fatores que tornam a denúncia de agressão mais difícil para as mulheres. Muitas se sentem inseguras, temem pelo destino delas sem o agressor. Por isso, é muito importante que essas vítimas sejam acolhidas após a iniciativa de denunciar uma violência”, destacou.

Também presente na videoconferência, a advogada Luciana Terra Villar elencou pontos que são essenciais para a pavimentação de uma sociedade mais igualitária e justa em relação ao respeito aos direitos da mulher.

“A educação é essencial para que possamos construir uma sociedade que, de fato, respeite as mulheres. E isso começa dentro dos lares, na educação dos filhos. É muito importante que os pais ensinem, por exemplo, que não existe tarefa ou papel exclusivo da mulher, como cozinhar ou arrumar a casa”, ressaltou.

“Continuando nossa programação de março em homenagem às mulheres, pudemos, por meio dessa live, levar informação para as cachoeirenses acerca da violência doméstica, bem como dos instrumentos que elas poderão utilizar para se defender desse mal. Com um time de peso que atende mulheres em situação de violência há muitos anos em suas profissões, essa encontro serviu como mais um reforço na amparo aquelas mulheres que estejam em situação de vulnerabilidade dentro do município. Seguiremos com a nossa meta de acolher, cuidar e proteger todas as mulheres de Cachoeiro”, afirmou Fayda Belo, coordenadora executiva de Cidadania, Direitos Humanos e Políticas para Mulheres da Prefeitura de Cachoeiro, que mediou o encontro.

Mês da Mulher

A live sobre violência doméstica faz parte da programação do Mês da Mulher em Cachoeiro, que segue até o fim de março com diversas atividades voltadas ao público feminino. Confira a programação completa em www.cachoeiro.es.gov.br.

Atendimento à mulher vítima de violência

Em Cachoeiro, o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) tem uma parceria com a Delegacia de Defesa da Mulher (Deam), para atendimento às mulheres vítimas de agressão. O Creas conta com uma equipe técnica capacitada para ajudá-las a superar a situação de violência.

A unidade também atende demandas espontâneas, oferecendo atendimento psicológico às mulheres violentadas ou que se sentem em situação de risco. Sendo necessário, elas são encaminhadas para acompanhamento terapêutico, jurídico ou para o Serviço de Convivência e de Fortalecimento de Vínculos, oferecido nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras).

Foi agredida ou presenciou uma agressão? Denuncie!

Para denúncias de casos de violência contra a mulher, a orientação é acionar a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher de Cachoeiro, que fica na rua Coelho Melo, nº 1, no bairro Independência, em frente ao Fórum, e atende pelo telefone 3155-5084. Outro canal de denúncia é o telefone 180 (Central de Atendimento à Mulher).