Notícias

Virada Turística: cinema na Casa do Rei e histórias na Casa dos Braga

Três filmes protagonizados por Roberto Carlos são exibidos no imóvel onde ele morou

Teve início nesta segunda-feira (16) a programação cachoeirense da Virada Turística Capixaba, maratona de eventos simultâneos em diversos municípios do estado. Dois dos principais equipamentos públicos da “capital secreta” recebem atividades especiais até sexta-feira (20), de manhã à tarde: a Casa dos Braga e a Casa de Cultura Roberto Carlos.

Na antiga residência da família Braga, Maria Elvira Tavares Costa e Thiago Neves realizam contação de histórias aos visitantes. Já a Casa do Rei recebe sessões de cinema com três filmes protagonizados pelo ilustre cantor e compositor no fim da década de 60 e início de 70.

Roberto Carlos em Ritmo de Aventura (1968), Roberto Carlos e o Dimante Cor de Rosa (1970) e Roberto Carlos a 300 Quilômetros Por Hora (1971) apresentam um jovem Roberto em divertidas aventuras com alguns de seus colegas de Jovem Guarda. Os filmes, embalados por canções do Rei, foram recordistas de bilheteria no período do lançamento. Todos os três são projetados em uma sequência que se repetirá até sexta.

“As ações têm um papel muito importante de potencializar os espaços culturais do município, que é a proposta principal da Virada Turística. E exibir os filmes ajuda a reconstituir para as novas gerações a trajetória do mais célebre artista nascido em Cachoeiro e a história do município como um todo”, destaca a secretária de Cultura Fernanda Maria Moreira.

A programação da semana conta com outros destaques. Nesta quarta-feira (18), a calçada do Teatro Municipal Rubem Braga recebe o lançamento do Circuito Viva Cachoeiro a Pé, no qual o público poderá conhecer o trajeto e o mapa turístico urbano da cidade, às 9h. Depois, sai dali a caminhada até a praça Jerônimo Monteiro.

Na sexta-feira (20), acontecerá o Seminário “Educação Patrimonial – 1º passo”, no campus I (bairro Paraíso) do Centro Universitário São Camilo, e no sábado (21), o Famtour Circuito Caminho das Pedras, uma caravana com convidados que integram o trade turístico e a mídia locais.

Museu Ferroviário

Até o fim do mês, também poderão ser visitadas no Museu Ferroviário Domingos Lage a exposição permanente com projeções do documentário “Retrilhando a Leopoldina”, de Paulo Henrique Thiengo, e a exposição “Circuito 55 anos”.

Confira a programação da Virada Turística em Cachoeiro!

16 a 20 de outubro

Casa de Cultura Roberto Carlos

Mostra de filmes do Rei
Das 9h às 10h e das 11h às 12h (manhã)
Das 14h às 15h e das 16h às 17h (tarde)

Casa dos Braga
Contação de histórias com Maria Elvira Tavares Costa e Thiago Neves
Das 9h20 às 10h e das 10h40 às 11h20 (manhã)
Das 14h às 14h40 e das 15h20 às 16h (tarde)

Dia 18 (quarta)

Lançamento do Circuito Turístico Urbano Viva Cachoeiro a Pé, com apresentação do trajeto e inauguração da empena com o mapa turístico urbano da cidade, seguido de caminhada até a praça Jeronimo Monteiro
Local:
Calçada do Teatro Rubem Braga, às 9h

Dia 20

Seminário “Educação Patrimonial – 1º passo”
Local: Auditório do Centro Universitário São Camilo, bairro Paraíso, às 19h

Dia 21

Famtour Circuito Caminho das Pedras

Visitação a uma pedreira de extração de mármore; a uma indústria de beneficiamento de rochas, com exposição de artesanato de mármore; e uma usina de reciclagem dos resíduos das indústrias de rochas ornamentais

Todo o mês de outubro

Museu Ferroviário Domingos Lage

Armazém 1: Exposição permanente com projeções do documentário “Retrilhando a Leopoldina”, de Paulo Henrique Thiengo
Armazém 2: Exposição “Circuito 55 anos”
De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, e aos sábados, das 9h às 15h