Cachoeiro de Memórias

Websérie com personalidades da cultura de Cachoeiro lança 12° vídeo

Nesta quinta-feira (8), a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Semcult) publica o 12º vídeo de entrevistas com personalidades da cultura cachoeirense, do projeto “Cachoeiro de Memórias”. O material estará disponível no canal da secretaria no YouTube (Semcult Cachoeiro), a partir das 16h.

Desta vez, o público conhecerá a história de Adílio Quirino da Silva, outro importante nome da cultura popular cachoeirense, reconhecido como patrimônio vivo do município, por meio da Lei Mestre João Inácio.

Nascido no Caparaó, Adílio é mestre de charola e bate flecha de “São Sebastião”, da comunidade de Jacu, distrito de Burarama. Ele é esposo da também mestre Erotildes Pereira da Silva e irmão do mestre Izaías Quirino – que também tiveram suas histórias contadas pelo projeto.

No canal da Semcult, estão disponíveis todo os outros 11 vídeos do projeto. São conversas com mestres reconhecidos pela Lei Mestre João Inácio – Canuta Caetano, a Dona Canutinha; Maria Laurinda Adão; Niecina Ferreira de Paula Silva, a Dona Isolina; Izaías Quirino da Silva; Joana D’Arc de Oliveira; mestre Volmir Nascimento Mello; Ormyr Caetano; Erotildes Pereira da Silva – e personalidades importantes da cultura e arte cachoeirense – Terezinha de Jesus Oliveira; Areno Francisco dos Santos e Hélio Moraes Sampaio.

O projeto Cachoeiro de Memórias visa resgatar a história e a identidade cultural do município, a partir de registros audiovisuais, em formato de entrevistas, com pessoas que tenham uma ligação estrita com Cachoeiro.