Plataforma federal

Workshop sobre eSocial é realizado em Cachoeiro

Objetivo é orientar sobre uso do sistema, que administra informações relativas aos trabalhadores
Foto: Patrícia Pim/PMCI

Nesta terça-feira (19), foi iniciado, no auditório da Faculdade de Direito de Cachoeiro (FDCI), um workshop sobre eSocial, a plataforma do governo federal que administra informações relativas aos trabalhadores.

Promovido pela Prefeitura, com o apoio da Associação dos Municípios do Espírito Santo (Amunes), o evento segue até esta quarta (20), aberto à participação de representantes de órgãos públicos, empresas privadas, escritórios de contabilidade e outros setores que utilizam a ferramenta.

Na abertura do workshop, a secretária de Administração de Cachoeiro, Lorena Vasques, destacou a importância de se conhecer as especificações e as aplicações da plataforma.

“O eSocial trouxe a unificação de informações e estabeleceu prazo para envio dos eventos. A matéria é nova e é normal que ainda haja algumas dúvidas sobre seu funcionamento, prazos e aplicação dessa metodologia no âmbito da Administração Pública.
Este workshop tem objetivo de ser uma fonte de esclarecimento”, salientou.

O workshop é ministrado pelo coordenador de Gerenciamento e Estruturação de Cadastros do Ministério da Economia, Thomas Costa.

“Essa plataforma substituiu mais de 20 outras obrigações acessórias, privando o ente federativo de ter custos com a geração dessas diversas obrigações. Isso é benéfico tanto para o governo federal, que recebe a informação, quanto para o ente federativo, que presta a informação”, disse.

Representantes das secretarias municipais de Cachoeiro participam da capacitação. “O eSocial tem um importante papel na ampliação da transparência e da desburocratização entre os setores. Acredito que entender bem como funciona essa ferramenta vai nos ajudar a servir à população com mais qualidade”, avalia o subsecretário de Segurança Alimentar, Maylon Rody.

Confira mais fotos:

Workshop eSocial