Plano Diretor Municipal

Workshops sobre revisão do PDM serão realizados na próxima semana

Serão cinco reuniões no auditório da Faculdade de Direito de Cachoeiro
Foto: Márcia Leal/PMCI

Na próxima semana, de quarta (9) a sexta-feira (11), a Prefeitura de Cachoeiro realizará workshops de avaliação e validação das propostas para o novo Plano Diretor Municipal (PDM). Direcionados a diferentes segmentos, eles servirão para ampliar a participação democrática na revisão do Plano, que norteará o desenvolvimento urbano e a ocupação do solo no município pelos próximos dez anos.

Serão, ao todo, cinco reuniões, que ocorrerão no auditório da Faculdade de Direito de Cachoeiro, localizada em Morro Grande.

No dia 9, pela manhã, das 8h às 12h, a ação será voltada para o setor político, com a participação do prefeito Victor Coelho, do vice-prefeito Ruy Guedes Barbosa, dos secretários e dos presidentes das autarquias municipais. No mesmo dia, à tarde, das 14h às 18h, a reunião será com os vereadores de Cachoeiro.

Na quinta (10), das 8h às 12h, participarão do workshop representantes dos movimentos sociais e entidades de classe, dos conselhos municipais, do corpo acadêmico, do Sistema S, do Ministério Público, do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar e diretoria do Fórum de Cachoeiro. Na segunda reunião, das 14h às 18h, será a vez dos membros do Conselho do Plano Diretor Municipal (CPDM) participarem.

Já no dia 11, a ação será voltada à classe empresarial e comercial do município. A atividade acontecerá das 8h às 12h.

Conduzidos pela Secretaria Municipal de Mobilidade, Urbanismo e Cidade Inteligente (Semurb), os workshops objetivam esclarecer o que o PDM trará de novidades e quais são as propostas para a cidade.

De acordo com a Semurb, as reuniões foram segmentadas para que cada setor possa ter um conhecimento mais aprofundado, referente à sua área. Nesse sentido, será repassada a visão geral e a perspectiva mais segmentada do Plano para cada setor.

Além disso, nas ações será reforçada a importância da participação geral na última audiência pública da revisão do PDM, que acontecerá no dia 17 de junho.

“Esses encontros serão muito importantes para ampliar a participação de todos e para que possamos alinhar as propostas do PDM com segmentos relevantes da nossa cidade. Dessa maneira, estaremos caminhando para um futuro ainda mais promissor para Cachoeiro”, expressa o secretário de Mobilidade, Urbanismo e Cidade Inteligente de Cachoeiro, Alexandro da Vitória.

Cadastro on-line para audiência final da revisão do PDM

Moradores que queiram participar da audiência pública final de revisão e atualização do Plano Diretor Municipal (PDM), marcada para o dia 17 de junho, devem fazer um cadastro on-line.

Para isso, é preciso acessar, na página principal do site da Prefeitura (www.cachoeiro.es.gov.br), o banner do evento. A inscrição é necessária tanto para quem for acompanhar o evento presencialmente, no auditório da escola Zilma Coelho Pinto (bairro Ferroviários), quanto pela internet, por transmissão em tempo real. O evento começará às 19h. Os inscritos receberão por e-mail o link para participação na audiência e informações adicionais sobre o evento.

Os que forem participar de modo presencial deverão seguir todos os protocolos de prevenção da Covid-19. A capacidade do local do evento será limitada para garantir o distanciamento social necessário.

No evento, será apresentado o documento base que resulta do processo de revisão do Plano, que teve início em 2019 e contou com um sem-número de atividades, como reuniões entre as equipes técnicas da Prefeitura e da consultoria contratada para dar suporte à coordenação dos trabalhos, além de mais de 20 eventos públicos que possibilitaram a participação e colaboração de representantes dos setores econômicos e da população.