Combate ao Aedes

Zumbi recebe ação informativa sobre mosquito da dengue nesta sexta (24)

Agentes percorrerão o bairro distribuindo folhetos e prestando orientações
Foto: Márcia Leal/PMCI

Uma caminhada de conscientização sobre o combate ao Aedes aegypti será realizada nesta sexta-feira (24), a partir das 8h, no bairro Zumbi, em Cachoeiro. O evento é uma iniciativa da prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), com o objetivo de conscientizar os moradores sobre a proliferação do mosquito transmissor da dengue, chikungunya, zika e febre amarela.

Nessa ação, atuarão os agentes de combate a endemias, a equipe do Programa de Saúde da Família (PSF) e fiscais das secretarias municipais de Saúde (Semus), Meio Ambiente (Semma) e Desenvolvimento Urbano (Semdurb).

Os servidores percorrerão áreas do bairro que já possuem notificações da doença e, durante o percurso, distribuirão panfletos informativos e farão orientações à população sobre como fazer uma vistoria semanal em casa, além dos cuidados para evitar a proliferação do mosquito.

Durante este mês, o bairro Zumbi está sendo atendido pelo serviço de moto-fumacê com equipamento de Ultra Baixo Volume (UBV) duas vezes por semana. Uma equipe de agentes de endemias também realiza visitas domiciliares para orientar os moradores.

A Gerência de Vigilância Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde recomenda que os moradores, no momento da aplicação do fumacê, abram os imóveis, para melhores resultados, e que procurem ficar em lugares bem arejados.

“É importante ressaltar que o combate ao mosquito é um trabalho conjunto entre poder público e moradores. Esperamos que as incidências diminuam e que a população se conscientize, cada vez mais, sobre os cuidados necessários que devem ter”, frisa a secretária municipal de Saúde, Luciara Botelho.