UBS e Cras

Zumbi recebe investimentos nas áreas de saúde e assistência social

Área do bairro está sendo preparada para construção da nova Unidade Básica de Saúde
Foto: Divulgação/PMCI

O bairro Zumbi está recebendo importantes obras que irão fortalecer os atendimentos em saúde e assistência social aos moradores da região, uma das mais populosas do município.

Na rua José Eugênio de Souza, está sendo construída a nova Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro. De porte III, a estrutura será a maior da de seu tipo na região sul capixaba e possibilitará a ampliação da oferta de diversos serviços à população da região.

No local, serão realizados atendimentos médicos e de enfermagem, aferição de pressão arterial, testes de glicemia, antropometria, vacinação, visitas domiciliares, grupos de apoio a saúde, farmácias, coleta de exames preventivos, puericultura e atendimentos puerpério, pré-natal, grupos de tabagismo e atividades educativas em saúde na comunidade e escola.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Semus), a expectativa é a de que a nova UBS do Zumbi seja entregue até o fim do primeiro semestre de 2024. Os investimentos totalizam R$ 3,2 milhões – sendo R$ 1.045.000,00 oriundos do Fundo Nacional da Saúde e R$ 2.172.213,23 de contrapartida do município.

Outra importante obra em andamento na região é a reforma do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), na rua Maria Dolores Santana. A estrutura do local está sendo totalmente renovada para ampliar a capacidade de atendimento e melhorar as condições de trabalho aos profissionais e de acolhimento aos usuários.

Já em fase final, a obra, que conta com recursos estaduais, está prevista para ser concluída dentro de um mês. Provisoriamente, a equipe da unidade está atendendo no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), no Centro (rua 25 de Março, nº 181).

“São importantes obras para aprimorar a infraestrutura de serviços públicos prestados na região do Zumbi, que beneficiarão, também, a população de bairros vizinhos, que passarão a contar com melhores atendimentos em saúde e serviços na área social”, destaca o prefeito Victor Coelho.

Obras de reforma no Cras estão em fase final