Novas ambulâncias e postos de saúde reformados para comunidades do interior

Veículos serão entregues a Burarama e São Vicente, distrito que teve dois pontos de atendimento repaginados
Foto: Marcia Leal/PMCI

Nesta sexta-feira (29), a Prefeitura de Cachoeiro fará entregas na área da saúde a comunidades do interior do município.

A agenda terá início às 16h30, em Burarama, com a entrega da nova ambulância que atenderá os moradores do distrito em remoções para serviços de urgência e emergência e transporte de pacientes acamados para consultas. A solenidade será na unidade básica de saúde local, onde o veículo ficará à disposição da comunidade.

Em seguida, as atividades ocorrerão no distrito de São Vicente, com a entrega de dois postos de saúde reformados.

Às 18h, será inaugurado o posto da localidade de Monte Verde, e, às 18h30, o de Independência. Além de melhorias nas instalações físicas, os pontos de apoio ganharam equipamentos e mobiliário novos.

A Prefeitura aproveitará a ocasião para entregar, também, a nova ambulância que servirá aos moradores de São Vicente. O veículo terá como base a unidade básica de saúde na sede do distrito, que também está recebendo melhorias na estrutura.

“São investimentos importantes que estamos fazendo para melhorar o atendimento oferecido a essas comunidades que estão distantes da área em que se concentram os serviços de saúde”, frisa a secretária municipal de Saúde, Luciara Botelho.

Outros investimentos no interior

O interior de Cachoeiro recebe, ainda, outros investimentos em saúde. No distrito de Itaoca, o Pronto Atendimento passou por serviços de manutenção, que também são realizados na unidade básica local. As melhorias em estrutura estão em andamento, também, nos pontos de apoio de Gruta e Santa Fé. Em breve, esses serviços serão iniciados nas unidades de Pacotuba, Soturno e Coutinho.

Além disso, a Prefeitura já adquiriu uma ambulância para o distrito de Conduru. A entrega do veículo está sendo agendada para a próxima semana.

Entregas na cidade

Na sede do município, a Prefeitura reabriu, na última semana, no bairro Baiminas, o Centro de Saúde “Paulo Pereira Gomes”, que foi inteiramente reformado. Com isso, Cachoeiro passou a contar com duas unidades de pronto atendimento 24 horas geridas pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus) – a outra é a UPA do Marbrasa.
Outro importante equipamento público de saúde que recebe investimentos é a Policlínica “Bolívar de Abreu”. O prédio histórico, que reúne o laboratório e uma série de serviços da rede municipal, passa por uma reforma geral.

As melhorias em estrutura também se estendem às unidades básicas de saúde da cidade, porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS). Já foram contempladas, com serviços de manutenção, as localizadas nos bairros São Luiz Gonzaga, BNH de Cima e Boa Vista. Na unidade do Alto União, os trabalhos estão em andamento e, na do Village da Luz, começarão em breve.