Saúde do homem

Novembro Azul: quatro unidades de saúde ampliam horário nesta quinta (21)

Elas funcionarão até as 19h, para atender o público masculino
Foto: Divulgação/PMCI

Em alusão ao Novembro Azul, campanha que tem como objetivo alertar os homens e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico do câncer de próstata e de doenças crônicas, como a hipertensão e o diabetes, quatro unidades básicas de saúde estenderão o horário de funcionamento, nesta quinta-feira (21).

Em vez de encerrar o expediente às 16h, como de costume, as unidades dos bairros Aeroporto, Aquidaban, Jardim Itapemirim e Paraíso fecharão apenas às 19h, garantindo ao público masculino mais três horas para buscarem serviços de saúde, como atendimento médico, de enfermagem e odontológico, aferição de pressão, teste de glicemia capilar, testes rápidos de HIV, sífilis e hepatite, solicitações de exames de PSA (que indica câncer de próstata) e palestras sobre saúde do homem.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a principal intenção é facilitar o acesso aos serviços a quem não tem tempo de ir às unidades no horário normal de funcionamento delas (7h às 16h), por motivo do trabalho.

“Ao longo de todo este mês, estamos intensificando as ações voltadas ao público masculino, para ampliar o alcance dos nossos serviços e enfatizar a importância do autocuidado e de se adotar, sempre, as medidas preventivas. A extensão do horário nessas UBS é parte desses esforços”, destaca a secretária municipal de Saúde, Luciara Botelho.

Fórum

Para o encerramento da campanha do Novembro Azul em Cachoeiro, a Secretaria Municipal de Saúde promoverá na quinta-feira (28) da próxima semana, o I Fórum de Saúde do Homem. A intenção é debater o fortalecimento, no município, da promoção da saúde integral do homem. O local e o horário serão divulgados nos próximos dias.

Outras ações nesta semana:

20/11 – Coutinho

Durante a manhã, no salão da igreja católica, haverá palestra com o tema: “Homem que se cuida tem atitude: valorize sua vida!”, além de roda de conversa, sorteios e testes rápidos de HIV, sífilis e hepatite.

21/11 – Gironda

Durante a manhã haverá palestra sobre câncer de próstata, atendimento médico e de enfermagem.

22/11 – Córrego dos monos

8h: Palestra com a equipe, aferição de pressão, teste de glicemia capilar, testes rápidos de HIV, sífilis e hepatite, avaliação do cartão vacinal e solicitação de exame PSA (que indica câncer de próstata).

22/11 – BNH de Cima

7h: Palestra sobre tabagismo e alimentação saudável, palestra sobre saúde bucal e câncer de boca, palestra sobre câncer próstata, realização de testes rápidos de HIV, sífilis e hepatite, sorteio de brindes e entrega de lembrancinhas.