Pequenos negócios

Número de novas inscrições no MEI em Cachoeiro mais que dobrou em 2019

Sala do Empreendedor da prefeitura realiza o procedimento de formalização dos microempreendedores individuais
Foto: Divulgação/PMCI

O número de novas inscrições de Microempreendedor Individual (MEI) em Cachoeiro de Itapemirim mais que dobrou no ano passado, saltando de 945, em 2018, para 2.043, em 2019. De acordo com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Semdec), o número total de microempreendedores formalizados na cidade, até o fim de fevereiro, chegou a 10.043.

Dentre as ações da prefeitura para incentivar a formalização de novos microempreendedores está o decreto municipal sobre grau de risco de atividades econômicas. Ele facilita os procedimentos de abertura de negócios como serviços de beleza, chaveiro, vários tipos de comércio varejista e atividades de contabilidade, arquitetura e engenharia.

Melhorias na Sala do Empreendedor, que teve um novo espaço inaugurado em outubro do ano passado, também contribuíram para potencializar a formalização de novos microempreendedores. Dos 346 MEI abertos em 2020, quase a metade aconteceu por meio da Sala do Empreendedor – que já fez 4.864 atendimentos diversos neste ano.

Além do novo espaço, mais amplo e com serviços de diversas secretarias centralizados em um mesmo local, a Sala do Empreendedor realiza, regularmente, atendimentos itinerantes em bairros e distritos de Cachoeiro, facilitando o acesso a quem mora em locais mais distantes da região central da cidade.

“A formalização como MEI é a porta de entrada para o empreendedorismo, contribuindo para melhorar a regulamentação e, consequentemente, para a expansão do mercado formal. Os microempreendedores passam a ter CNPJ, o que lhes garante acesso a linhas de crédito específicas e compra de mercadorias com nota fiscal, além de conseguirem contribuição previdenciária, com os mesmos direitos de um trabalhador formal”, destaca o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Francisco Montovanelli.

Os interessados em se formalizar como Microempreendedor Individual podem procurar a Sala do Empreendedor da prefeitura (segundo piso do Shopping Cachoeiro, Centro), de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h. Os documentos necessários são identidade, CPF, título de eleitor, comprovante de residência e talão de IPTU. O telefone de contato é o (28) 3155-5292.