Oficina de artesanato em garrafas de vidro tem inscrições abertas

Participantes aprenderão a técnica de decoupage para produzir peças de decoração

Para quem é artesão ou deseja aprender artesanato em Cachoeiro, uma boa oportunidade é a oficina gratuita de decoupage em garrafas de vinho, que a Secretaria Municipal de Trabalho e Habitação vai promover no próximo mês.

As inscrições para as 20 vagas oferecidas já estão abertas e podem ser feitas pelo telefone 3155-5223, da Subsecretaria de Trabalho e Geração de Renda.

O curso será realizado no dia 6 de novembro, das 13h às 17h, no Mercado Municipal São João, bairro Amarelo.

A técnica de decoupage consiste na arte de cobrir superfícies diversas com recortes de jornal, revista e papel, dando a aparência de uma delicada incrustação, com o objetivo de conferir à peça um toque criativo e sofisticado.

O curso vai ensinar os participantes a aplicar a técnica em garrafas de vinho, mas outros objetos como molduras, móveis, objetos e louças também podem recebê-la. A peça resultante é usada em decoração de residências e festas, podendo significar uma renda extra no fim do ano e até ser uma interessante opção de presentes em festas de fim de ano.

Geração de renda e prática sustentável

Como é uma técnica que usa garrafas de vidro e revistas usadas, esse acaba sendo um trabalho de reciclagem também. Em vez de irem para o lixo, esses materiais são reutilizados e podem se transformar em objetos artísticos, com um bom valor de mercado. O preço das peças geralmente varia de R$ 25 a R$ 30 cada, mas dependendo do material utilizado, chega a ser vendida por R$ 100.

“É uma chance imperdível para quem busca aprender um novo ofício ou aprimorar habilidades. Cada vez mais, vamos apostar em ações como essas para estimular as atividades artesanais como fonte de renda, fortalecer o artesanato como traço da nossa identidade cultural e incentivar a profissionalização do artesão”, frisa a secretária municipal de Trabalho e Habitação, Luana Fonseca.

Material

A oficina é totalmente gratuita, mas os participantes devem levar parte do material a ser utilizado na aula. É necessário ter em mãos verniz para artesanato 37 ml, primer para metais, pet e vidro 100ml, 60g de cola branca, solvente Acrilex, tinta para artesanato em vidro na cor marrom 37 ml, pincel para verniz, pincel para cola, pincel para tinta, 100 ml de solvente e revista velha com ilustrações. As garrafas de vinho que serão usadas foram doadas e serão entregues no momento do curso.