Aprendendo na quarentena

Oficinas artísticas virtuais alcançam 350 participantes

As videoaulas são encaminhadas para os participantes por meio de aplicativos
Foto: Divulgação/PMCI

Mais de 350 cachoeirenses estão aproveitando o período de isolamento social, decorrente da pandemia do novo coronavírus, para aprender com as oficinas artísticas virtuais, oferecidas por meio de iniciativas da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Semcult).

Com videoaulas de violão e artesanato, o projeto Novos Talentos atende 155 alunos de diversas localidades do município. Os instrutores encaminham as orientações aos participantes, duas vezes por semana, por meio de grupos no WhatsApp.

“Comecei a fazer a aula de bordado neste período de pandemia. Não fazia nenhuma atividade e a iniciativa foi muito importante, pois está me fazendo muito bem nesses dias que precisamos exercitar, também, a parte mental”, disse a moradora do bairro Santo Antônio, Livia Espinoza Gomes Roseira.

Além disso, muitos alunos também participam de oficinas artísticas dos centros culturais de Cachoeiro, que são ministradas por entidades selecionadas no último edital de ocupação de centros culturais da Semcult.

Por meio do Programa e Promoção de Assistência Social – Casa Verde, 65 alunos continuam participando das aulas de musicalização infantil, que acontecem por meio de aplicativos de mídias sociais, com vídeos e tarefas domiciliares.

Fernanda Estefanato, mãe de dois alunos que participam das aulas de musicalização, aprova as aulas virtuais.

“Nos ajuda bastante. Como mãe, eu fico com o coração mais aliviado em saber que meus filhos estão conseguindo ter um pouco mais de tranquilidade diante do atual cenário. A aula de música é um momento em que eles conseguem relaxar e aprender”, conta.

“Eu estou gostando muito das aulas. Os professores são muito atenciosos e nos ajudam nesse momento em que precisamos ficar em casa. Faço aula de musicalização há mais de um ano e já aprendi muito, sei mais de 30 músicas”, afirma Heitor Estafanato, de 11 anos.

Os 50 participantes da oficina de criação de dramaturgia e interpretação, do Instituto Nossa Senhora da Penha, também estão recebendo vídeo aulas neste período.

Já a Associação Cultural Mocambos Capoeira oferece aulas para 47 alunos sobre capoeira e outras expressões populares. Os professores realizam as aulas por videoconferência ao vivo, por meio de um aplicativo e, ainda, enviam vídeos adicionais.

Membros da Associação Teatral de Cachoeiro (Asteca) realizam aulas de dança por meio do WhatsApp, com vídeos e áudios orientativos para os 40 participantes.

“É muito importante encontrar meios de manter os vínculos, durante o período de pandemia, para não deixar o processo pedagógico parado. Portanto, com as aulas virtuais, a Semcult tem obtido importantes resultados com a grande participação dos alunos”, ressalta a secretária municipal de Cultura e Turismo, Fernanda Martins.