Ouvidoria de Cachoeiro amplia capacidade de atendimento a demandas

Site é um dos canais de atendimento do órgão
Foto: Ilustrativa/PMCI

A Ouvidoria-Geral de Cachoeiro de Itapemirim ampliou sua capacidade de atendimento às demandas da administração municipal em 2019. Esse é um dos destaques do relatório anual de prestação de contas da Controladoria Geral do Município (CGM), a qual o órgão de atendimento ao cidadão está submetido.

O quantitativo de demandas recebidas subiu de 9.754, em 2018, para 12.210, em 2019, sendo mais de 3 mil somente a partir da implantação do Sistema Integrado de Gestão de Ouvidoria, em outubro. As demandas estão relacionadas a serviços públicos diversos, como pedidos de obras e reparos em vias públicas.

“Mesmo com mais demandas, o índice de resolutividade aumentou. Isso mostra que não são os problemas que estão se multiplicando e, sim, a capacidade da administração municipal em acolher os pedidos dos cidadãos e lhes dar o encaminhamento necessário”, explica o controlador geral do município, Thiago Bringer.

Pesquisas de satisfação

Em 2019, a Ouvidoria também intensificou o trabalho de realização de pesquisas de satisfação em eventos e equipamentos públicos da prefeitura, que servem para conhecer a opinião dos usuários e aprimorar serviços e procedimentos.

Ao longo do ano, foram 23 pesquisas realizadas. Entre os eventos e serviços avaliados estiveram a Festa de Cachoeiro (90% de aprovação), o Mutirão de Renegociação de Dívidas do Procon (88% de aprovação) e as Feiras Livres da Agricultura Familiar (91% de aprovação).

Controle interno e transparência

A CGM também aprimorou os procedimentos de controle interno de contas e processos da administração municipal. Durante o ano, foram feitos dez atos recomentários, com intuito de melhorar procedimentos técnicos e aplicação de normas administrativas, elaborados dois decretos do Poder Executivo para padronização de processos.

Também foram realizadas auditorias e relatórios diversos. O tempo médio de tramitação de processos diminuiu de 10 para 7 dias, de 2018 para 2019. “A expectativa para 2020 é de avanços ainda mais significativos com a ampliação dos serviços de call center e lançamento de aplicativo da Ouvidoria, bem como melhoria da estrutura física da CGM”, destaca Thiago Bringer.

“Cachoeiro tem se destacado no Espírito Santo na adoção de mecanismos de transparência e seguiremos nessa direção em 2020”, completa o prefeito Victor Coelho.

Como falar com a Ouvidoria

A Ouvidoria-Geral do Município está localizada no térreo do Centro Administrativo Hélio Carlos Manhães (rua Brahim Antônio Seder, 96/102, térreo, Centro), funcionando de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h. Além do atendimento presencial, os cidadãos podem acionar o órgão pelo telefone 156, enviando mensagem de e-mail para ouvidoria@cachoeiro.es.gov.br ou acessando o site www.cachoeiro.es.gov.br/ouvidoriageral.