Pacientes com sintomas gripais são monitorados via teleatendimento

Acompanhamento foi implementado em função da pandemia de coronavírus
Foto: Márcia Leal/PMCI

Depois de atendidos em unidades de saúde de Cachoeiro, pacientes com sintomas gripais continuam sendo acompanhados pela Secretaria Municipal de Saúde, por teleatendimento.

O objetivo é monitorar a evolução do quadro clínico dos pacientes, enquanto cumprem o isolamento domiciliar de 14 dias preconizado para quem tem sintomas leves e moderados, como medida preventiva, em função da pandemia de covid-19, doença respiratória provocada pelo novo coronavírus.

O trabalho é feito por uma equipe multidisciplinar, coordenada pela Vigilância Epidemiológica do município, a partir de ligações telefônicas periódicas.

De acordo com a secretária municipal de Saúde, Luciara Botelho, essa ação possibilita a ampliação da assistência ao paciente com síndrome gripal, o que é estratégico diante do avanço da covid-19 no município.

“Desse modo, conseguimos avaliar, periodicamente, se o paciente tem melhorado ou se os sintomas indicam a necessidade de voltar a buscar atendimento nos serviços de saúde. Além disso, nos permite reforçar as recomendações e cuidados sanitários que precisam ser adotados não apenas pelo paciente, mas por toda a família”, explica a secretária, acrescentando que também é oferecida assistência psicológica aos monitorados, caso seja identificada a necessidade.

Protocolo de atendimento

Em Cachoeiro, o protocolo de atendimento a casos suspeitos de covid-19 é o preconizado pelo Ministério da Saúde.

Todas as síndromes gripais têm a mesma indicação para atendimento. Quem apresenta sintomas leves, como coriza e dor de garganta, não deve procurar os serviços de saúde, mas precisa iniciar, imediatamente, o isolamento em domicílio, por 14 dias.

Casos que apresentem febre e tosse seca, com ou sem falta de ar, devem ser atendidos nas Unidades Básicas de Saúde, para consulta e orientações.

Já para as pessoas que apresentem sintomas como falta de ar intensa, febre alta, tosse persistente ou agravamento de seu quadro clínico, a orientação é buscar assistência no Pronto Atendimento do Centro de Saúde Paulo Pereira Gomes, no bairro Baiminas.