Pandemia adia implantação da Área Verde do estacionamento rotativo

A implantação da Área Verde do estacionamento rotativo de Cachoeiro foi adiada, por tempo indeterminado, em função da pandemia do novo coronavírus. O início do funcionamento estava programado para este mês.

De acordo com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, o adiamento é necessário para evitar que o aumento do fluxo de pessoas, observado no centro da cidade, onde o serviço já se encontra em operação, na Área Azul, também ocorra nas regiões que receberão a expansão do rotativo, em um momento em que os níveis de contaminação ainda inspiram muitos cuidados.

“A maior disponibilidade de vagas e a facilidade de acesso da população, inclusive, daquela residente nos municípios do entorno, certamente, aumentaria a movimentação das pessoas nesses locais, em uma conjuntura de necessário isolamento social. Isso poderia acarretar uma piora dos níveis de risco de contágio em Cacheiro e, até mesmo, em outras cidades, com graves implicações para a saúde pública e para a economia da região. Queremos evitar isso”, explica o secretário municipal de Desenvolvimento Urbano, Jonei Petri.

Petri salienta que, além de uma importante ferramenta de gestão do espaço público, o estacionamento rotativo fomenta comércio, serviços e transporte público.

“Com a cobrança pelo uso das vagas, a tendência é que, por exemplo, mais pessoas recorram ao serviço de transporte público, neste momento de crise sanitária, em que é necessário minimizar os riscos de transmissão nesse modal, considerados altos pelas autoridades de saúde”, avalia.