Centro de Saúde

Novo “Paulo Pereira” já realizou mais de 20 mil atendimentos

Unidade, referência para Covid-19 em Cachoeiro, recebeu higienização com hipoclorito de sódio
Foto: Màrcia Leal/PMCI

O Centro de Saúde Paulo Pereira Gomes (PPG), localizado no bairro Baiminas, em Cachoeiro de Itapemirim, realizou mais de 20 mil atendimentos nos últimos cinco meses. O período engloba desde o primeiro mês de funcionamento após a reforma, em novembro de 2019, até março de 2020.

A unidade recebe, em média, 200 pacientes por dia. Direcionado para atender a casos de urgência e de emergência, por meio do “Pronto Atendimento Mauro Miranda Madureira”, o PPG também oferece, em sua estrutura, serviços de odontologia, vacinação, raio x, laboratório de prótese e a central de esterilização, que dão suporte às unidades de saúde do município.

Para isso, revezam-se, em plantões, 23 médicos, 19 enfermeiros, 25 técnicos de enfermagem, 8 higienizadores, 9 técnicos de raio-x e 5 farmacêuticos.

Há, também, 6 dentistas em plantões odontológicos das 18h às 6h, de segunda a sexta-feira; e das 7h às 16h, aos sábados, domingos e feriados, para casos de urgência e emergência relacionados à saúde bucal.

Referência para Covid-19 e queda de atendimentos

O PPG é a unidade de referência, na rede pública de saúde de Cachoeiro, para o atendimento inicial a pacientes infectados ou com sintomas de Covid-19. Por conta disso, serviços eletivos, como os da sala de vacinas, estão paralisados.

Inclusive, o número de atendimentos no Paulo Pereira Gomes caiu de 6.114, em fevereiro, para 2.055, em março. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Semus), a queda brusca se deve, provavelmente, às medidas de distanciamento social, implementadas para combater a disseminação do coronavírus. A diminuição da circulação de pessoas faz com que a propagação de doenças seja menor e isso vale não somente para a Covid-19. Além disso, a população pode estar mais cautelosa, procurando menos as unidades de saúde.

“O PPG foi expandido na reforma e passou a ter equipamentos novos, contando com profissionais altamente qualificados para atender às demandas de saúde da população. Não à toa, estabelecemos essa unidade como referência para possíveis pacientes de Covid-19. As medidas de distanciamento social estão funcionando muito bem, o que evita uma superlotação”, afirma a secretária municipal de Saúde, Luciara Botelho.

“Foram investidos R$ 1,75 milhão na reforma e aquisição de equipamentos para um dos mais importantes equipamentos de saúde do município. Esses investimentos em saúde nos permitem atravessar momentos difíceis, como o dessa pandemia, de forma mais tranquila”, destaca o prefeito Victor Coelho.