Pavimentação com concreto foi tema de palestra em Cachoeiro

Evento contou com a presença de representantes de prefeituras vizinhas
Foto: Márcia Leal

Nesta quinta-feira (10), a prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim promoveu, no auditório do Centro Municipal de Manutenção Urbana, um evento para o debate das vantagens da utilização da pavimentação com concreto. A atividade contou com a presença dos servidores da Secretaria Municipal de Obras (Semo) e representantes de prefeituras vizinhas, como Iúna, Itapemirim e Marataízes.

A palestra foi conduzida por Eduardo Dávila, gerente da Associação Brasileira de Cimento Portland, ES-RJ. Ele apresentou um panorama histórico da pavimentação com concreto no Brasil e, também, os investimentos da indústria brasileira no insumo, os custos, os tipos de pavimento e as técnicas de reabilitação do piso asfáltico com o concreto, explicando as vantagens econômicas, técnicas, ambientais e de segurança dessa forma de pavimentação em relação à asfáltica.

“Cachoeiro tem realizado um trabalho muito interessante com aplicação de concreto em rua de baixo tráfego. É um projeto que traz uma viabilidade muito grande. E nossa intenção foi trocar ideias, apresentar tecnologias e práticas que possam melhorar, ainda mais, esse trabalho”, esclarece Dávila.

Presente no evento, Wallace Gonçalvez Cerqueira, subsecretário na prefeitura de Itapemirim, disse que assimilou conhecimentos que pretende aplicar no seu município. “Foi muito bom participar, porque aprendemos uma outra possibilidade de execução de trabalho. Com o que aprendemos hoje, podemos adaptar nosso trabalho e será bem proveitoso”, ressalta.

“Na nossa cidade existem ruas que, no passado, foram pavimentadas com concreto e até hoje estão firmes. Então, estamos resgatando uma boa prática e aproveitando a disponibilidade do concreto na região. E as vantagens são muitas”, explica o secretário municipal de Obras, Paulo Miranda.

Pavimentação com concreto em Cachoeiro

Em Cachoeiro, vias de bairros como o IBC, Independência, Vila Rica, Gilberto Machado, Nossa Senhora Aparecida, e também das localidades de Santa Fé e Alto Tijuca e do distrito de Itaoca receberam pavimentações com concreto recentemente. O uso do material em ruas de baixo tráfego tem gerado economia de até 30% e, por isso, a previsão é de que, até o fim do ano, 35 vias sejam pavimentadas com o insumo.