Medidas de segurança

Pessoas com Covid-19 ou sintomas gripais devem seguir recomendações

Paulo Pereira Gomes (PPG) é a unidade de referência em Cachoeiro; pacientes precisam ligar antes de buscar atendimento
Foto: Márcia Leal/PMCI

A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) de Cachoeiro de Itapemirim faz algumas recomendações a pessoas que, eventualmente, sejam diagnosticadas com o novo coronavírus (Covid-19) ou que apresentem sintomas gripais. É preciso redobrar os cuidados para evitar a propagação da doença.

A primeira recomendação é a de se manter em um cômodo isolado das outras pessoas da casa e, se possível, utilizar um banheiro separado. Também é importante evitar o contato com bichos de estimação, mesmo que não haja comprovação, até o momento, de transmissão da doença para animais.

Se estiver manifestando sintomas de Covid-19 e for mesmo inevitável o contato com outras pessoas, utilize sempre máscara. Não se deve compartilhar pratos, copos, toalhas ou roupas de cama. Depois de usados, precisam ser lavados com água e sabão e, se não for possível lavar, deve-se colocar em sacos plásticos fechados. Superfícies de contato, como mesas, maçanetas e celulares também precisam ser higienizadas, constantemente, com desinfetante ou álcool 70%.

Casos os sintomas piorem, é importante ligar antes para a unidade médica para que as medidas de segurança sejam tomadas. Em Cachoeiro, a unidade pública de referência para o atendimento inicial ao novo coronavírus é o Centro de Saúde Paulo Pereira Gomes (PPG), no bairro Baiminas, cujo telefone de contato é o (28) 3518-4133. A Ouvidoria Geral do SUS também pode ser acionada pelo 0800 081 1696.

“Estamos recebendo bem menos casos de pacientes com sintomas gripais, muito por conta do isolamento social. É preciso, neste momento, que cada um cuide de si e dos outros ao redor, para que possamos vencer essa pandemia”, destaca a secretária municipal de Saúde, Luciara Botelho.

Para mais esclarecimentos, acesse a página www.cachoeiro.es.gov.br/novocoronavirus.