Portal da Prefeitura tem página com orientações sobre o coronavírus

Endereço foi disponibilizado nesta quinta-feira (19)
Foto: Márcia Leal/PMCI

A Prefeitura de Cachoeiro criou uma página em seu portal na internet (www.cachoeiro.es.gov.br) com orientações sobre prevenção e enfrentamento ao novo coronavírus.

No endereço cachoeiro.es.gov.br/novocoronavirus, disponibilizado nesta quinta-feira (19), o cachoeirense tem acesso informações sobre transmissão, sintomas, formas de prevenir o contágio, atendimento a pacientes e o boletim epidemiológico de Covid-19, com o número de casos registrados no Espírito Santo, atualizado diariamente pela Secretaria de Estado da Saúde.

As orientações também podem ser acessadas a partir do banner rotativo na página principal do portal da Prefeitura, onde está disponível, ainda, um vídeo que resume as medidas preventivas relacionadas ao vírus.

Outras fontes de informação

Para ter acesso a informações corretas sobre o coronavírus, a Prefeitura de Cachoeiro recomenda os canais de órgãos oficiais. É o caso do aplicativo de celular “Coronavírus – SUS”, do Ministério da Saúde, que, além de instruir sobre prevenção, formas de transmissão e onde buscar atendimento, faz a checagem da veracidade de notícias sobre a covid-19. O aplicativo pode ser baixado gratuitamente.

A população também pode entrar em contato com a Ouvidoria Geral do SUS, por meio do site da Prefeitura de Cachoeiro, ou pelo telefone 0800 081 1696.

Confira algumas das orientações disponíveis na página:

– Lave frequentemente as mãos, com água e sabão; se não tiver, use álcool gel.

– Cubra o nariz e a boca com lenço descartável, ao tossir ou espirrar; descarte o lenço no lixo e lave as mãos.

– Evite aglomerações e ambientes fechados.

– Mantenha os ambientes ventilados.

– Não compartilhe objetos de uso pessoal, como: talheres, pratos, copos ou garrafas.

– Cozinhe bem os alimentos, principalmente: carne, ovos leite e outros produtos de origem animal.

Atenção:

Se, após viagem para o exterior ou cidades com casos confirmados da doença, dentro de um período de até 14 dias, você apresentar febre, tosse e/ou dificuldade para respirar, informe à recepção da unidade de saúde, de onde estiver, sobre os sintomas e a viagem realizada.