Pronto Atendimento

PPG já realizou mais de 1.500 atendimentos após reabertura

Reabertura do pronto atendimento possibilita descentralização do fluxo de atendimento em urgência e emergência
Foto: Divulgação/PMCI

Reaberto no último dia 20, após passar por reforma geral, o Centro de Saúde “Paulo Pereira Gomes” (PPG), localizado no bairro Baiminas, realizou 1.598 atendimentos até a quinta-feira (28).

Com a média de quase 180 pessoas atendidas diariamente, a unidade de pronto atendimento 24 horas já contribui para reequilibrar o sistema municipal de urgência e emergência.

“Com a reabertura do PPG, conseguimos descentralizar o fluxo de atendimento, que estava concentrado na UPA do Marbrasa. Hoje, atendemos 60% dos pacientes no PPG e 40% no UPA, um resultado que esperávamos, pelo fato de o PPG se encontrar numa região mais central”, explica a secretária municipal de Saúde, Luciara Botelho.

Nesses primeiros oito dias de atividades do centro de saúde também foram realizados cerca de 150 exames de raios-x, 70 eletrocardiogramas, além de suturas, curativos e 100 atendimentos odontológicos de urgência.

No PPG, para o melhor atendimento da população, revezam, em plantões, 23 médicos, 19 enfermeiros, 25 técnicos de enfermagem, 8 higienizadores, 9 técnicos de raio-x e 5 farmacêuticos.

A unidade também conta com 6 dentistas em plantões odontológicos das 18h às 6h, de segunda a sexta-feira; e das 7h às 16h, aos sábados, domingos e feriados, para casos de urgência e emergência relacionados à saúde bucal.

Reforma

O investimento total, na reforma e na aquisição de novos equipamentos, foi de R$ 1,75 milhão. O prédio foi expandido e inteiramente adequado aos novos padrões sanitários e de acessibilidade, agora contando, também, com uma subestação de energia e uma central de gás para abastecimento.

Além da empresa contratada para a execução das obras, equipes das secretarias municipais de Obras (Semo) e de Serviços Urbanos (Semsur) fizeram intervenções no entorno, como construção de muros e calçadas; reposição de grades; pavimentação da parte externa; implantação de guarda-corpo; pintura e paisagismo.

Centro de Saúde Paulo Pereira Gomes (PPG)

Endereço: rua Ângelo Bressan, s/n – Baiminas

Funcionamento: sistema 24h (plantão odontológico: segunda a sexta, das 18h às 6h; sábados, domingos e feriados, das 7h às 16h)

Telefone: (28) 3518-4396 / (28) 3518-4133