Notícias

Pré-cadastro para tirar carteira do artesão vai até sexta-feira (6)

Documento garante diversos benefícios aos profissionais da área

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Cachoeiro (Semdec) prorrogou até sexta-feira (6) o prazo do pré-cadastramento de profissionais do artesanato para emissão ou renovação da Carteira Nacional do Artesão.

A inscrição deve ser feita na Subsecretaria de Trabalho e Renda, que fica no Museu de Ciência e Tecnologia (rua Moreira, 317, bairro Independência). O atendimento, no local, é realizado das 9h às 18h, mas, na sexta, vai até as 13h.

Para fazer o pré-cadastramento, o artesão precisa ter a idade mínima de 16 anos e apresentar uma peça pronta de cada matéria-prima e técnica a ser inscrita, além de carteira de identidade e CPF.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Felipe Macedo, a finalidade desta etapa é preparar o artesão para o teste de aptidão, que é feito pela Secretaria do Estado de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades). 

“Com a carteira, que não exige anuidades ou taxa de adesão, o artesão tem acesso a uma série de benefícios, como participar de feiras dentro e fora do estado”, destaca.

No último dia 13, cerca de 30 profissionais da área receberam da Semdec a Carteira Nacional do Artesão, que é emitida gratuitamente pelo governo federal, por meio do Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (Sicab). Mais informações sobre a emissão podem ser obtidas pelo telefone (28) 3155-5223.