Qualificação

Prefeitura credencia instituições para parceria na oferta de cursos

Órgãos públicos e empresas podem se cadastrar até segunda-feira (6)
Foto: Divulgação/PMCI

A Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim, por meio das secretarias de Educação (Seme) e de Desenvolvimento Econômico (Semdec), lançou edital de chamamento para credenciar instituições públicas e privadas que queiram ser parceiras na oferta de cursos, treinamentos e especializações gratuitos, visando à formação de mão de obra profissional.

Inédito no município, o edital visa atender às demandas da Lei Federal 13.019/14 e Decreto Municipal nº 27.391/17, que estabelece regime jurídico de parcerias voluntárias entre o poder público e as organizações da sociedade civil.

As instituições interessadas têm esta sexta (3) e a segunda-feira (6) para fazerem o cadastramento, das 12h às 17h, na Secretaria Municipal da Fazenda (Semfa), que fica na rua Vinte e Cinco de Março, em frente ao Shopping Cachoeiro.

As propostas cadastradas serão avaliadas por uma Comissão Mista de Avaliação de Propostas de Formação, formada por representantes da Seme e da Semdec. Depois, os projetos aprovados poderão ser desenvolvidos em unidades de ensino da rede municipal, estabelecidas em Cachoeiro.

O objetivo é impulsionar as políticas públicas de desenvolvimento social e econômico do município, possibilitando o acesso gratuito à qualificação que ajude no crescimento de profissionais.

Todas as informações sobre como participar estão no edital de chamamento público, que está disponível no site da Prefeitura – www.cachoeiro.es.gov.br/editais.

“Com esse edital, estamos convidando as instituições do município para somarmos forças nas ações voltadas à preparação da nossa população para as oportunidades do mercado de trabalho. É uma iniciativa para inclusão produtiva”, ressalta a secretária municipal de Educação, Cristina Lens.

“A política da gestão atual é prover, em Cachoeiro, toda a ambiência favorável ao desenvolvimento econômico e social. A capacitação profissional é uma das medidas necessárias, visto que novas empresas estão vindo para a cidade e que é fundamental investir na qualificação da mão de obra, para melhor aproveitamento das vagas de emprego geradas e ampliação dos negócios”, salienta o secretário de Desenvolvimento Econômico, Francisco Montovanelli.