Cuidados

Prefeitura dá dicas de segurança a corredores e ciclistas no período de férias

Ciclismo e corrida estão entre esportes mais praticados em Cachoeiro
Foto: Márcia Leal

Muita gente aproveita o período de férias para praticar esportes. Diante disso, a Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim recomenda alguns cuidados especiais para corredores e ciclistas em relação ao trânsito.

“Os ciclistas devem trafegar em faixas específicas, ou no acostamento e no mesmo sentido dos veículos, utilizando roupas refletidas, como luvas e tênis, e capacete. As bicicletas também devem ter refletivos nos pedais e para-lamas, além de retrovisor e campainha. Ter cuidado ao atravessar as vias e respeitar a sinalização é fundamental”, orienta o gerente de Educação de Trânsito da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Semdurb), Paulo Bento.

Para os corredores, é essencial procurar lugares apropriados e, caso utilizem pistas com tráfego de veículos, a corrida deve ser feita no acostamento e no sentido contrário dos veículos.

“É importante que o corredor use calçado apropriado, roupas leves e refletidas – caso corra à noite –, use filtro solar – se for de dia –, beba bastante água e respeite o seu próprio limite, pois é preferível correr um pouco a cada dia, aumentando o ritmo gradativamente. É fundamental manter a atenção à sinalização e cuidado ao atravessar alguma via. E um alerta importante: a utilização de fones de ouvido com música prejudica a atenção ao que acontece ao redor, então é indicado evitar esse hábito”, ressalta William Nascimento, professor de Educação Física da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semesp).

Um dos líderes do grupo de ciclistas Corrente do Bem, Antônio Gomes, referenda as recomendações sobre equipamento, alimentação saudável e atenção ao trânsito, e dá algumas dicas. “As melhores opções de lugares da cidade para pedalar com segurança são localidades como Tijuca, Santa Teresa, Gruta, São Joaquim, Itabira, Monte Líbano e Poço Dantas”, conclui.

Beira Rio

Uma dos principais locais para a prática de exercícios físicos em Cachoeiro, o calçadão da avenida Beira Rio está sendo reformado. O piso de pedras portuguesas está sendo substituído por granilite, que é antiderrapante e não tem desníveis, sendo mais apropriado para caminhada e corrida, e haverá melhorias no guarda-corpo. A previsão é de que as obras sejam concluídas nos próximos meses.

“O nosso Plano de Mobilidade Urbana contempla diversas ações que beneficiam tanto condutores quanto pedestres e praticantes de esportes. Aos poucos, com responsabilidade, estamos avançando em direção às metas”, explica o secretário municipal de Desenvolvimento Urbano, Jonei Petri.

Além disso, a Prefeitura de Cachoeiro, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semesp) está implantando academias ao ar livre e playgrounds infantis em áreas públicas, através dos projetos “Espaço Viva Mais” e “Lazer para Todos”. Os locais já alcançados pelos projetos incluem áreas públicas nos bairros Aeroporto, Baiminas e Paraíso e nos distritos de Itaoca, Soturno e Gironda.