Auxílio financeiro

Prefeitura encaminha 500 cadastros do Cartão Reconstrução para validação

Cadastro de famílias atingidas continua sendo feito na Ilha da Luz
Foto: Divulgação/PMCI

Em Cachoeiro de Itapemirim, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes) realiza o cadastro de famílias atingidas pela enchente de 25 de janeiro no Cartão Reconstrução ES. Nesta semana, as fichas de 500 famílias foram encaminhadas para a Secretaria de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades) do Governo do Espírito Santo, para validação dos dados e liberação dos recursos.

O Cartão Reconstrução ES garante auxílio financeiro de R$ 3 mil, pelo governo estadual, a famílias com renda de até três salários mínimos. Nos próximos dias, a Setades analisará os cadastros de Cachoeiro e, após validação e inserção de dados no sistema do auxílio financeiro, repassará as informações ao Banestes para emissão do cartão do banco em nome do responsável pela família.

Posteriormente, haverá a divulgação da lista de beneficiários nos equipamentos de assistência social e nos portais da prefeitura e do governo estadual. A Semdes também contatará as famílias, informando-as sobre a agência bancária onde deverá ser retirado o cartão, a data de pagamento e o prazo de utilização.

Paralelamente, a Semdes continua realizando o cadastro de famílias atingidas pela enchente no Cartão Reconstrução ES. O atendimento é feito na sede da secretaria, na Ilha da Luz (rua Joubert Alves Ayub, 48/50), das 8h às 17h – é necessário estar no Cadastro Único (CadÚnico) e apresentar documento oficial emitido pela Defesa Civil ou pelo Corpo de Bombeiros que comprove os danos nos imóveis atingidos.

“O recurso do Cartão Reconstrução ES é muito importante para que diversas famílias afetadas pela enchente consigam recomeçar. Estamos nos empenhando ao máximo para chegar a todas as famílias cachoeirenses que se enquadram nos critérios do benefício e para agilizar os procedimentos junto ao governo estadual, para que o auxílio financeiro seja recebido o mais rápido possível”, afirma a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Maria Aparecida Stulzer.