Prefeitura realizará sessões de licitação por videoconferência

Servidores passaram por treinamento para trabalhar com novo formato
Foto: Divulgação/PMCI

As sessões públicas de licitação da Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim passarão a ser realizadas por videoconferência. A adoção do formato leva em conta as medidas de distanciamento social para o combate ao novo coronavírus. Servidores da Secretaria Municipal de Administração (Semad) participaram de um treinamento nesta terça-feira (28). A primeira sessão está marcada para 11 de maio.

Para participar dos processos licitatórios, as empresas interessadas continuarão tendo de entregar, presencialmente, os envelopes com a documentação exigida. Posteriormente, cada concorrente receberá um login e senha para acesso à sala virtual da sessão, quando os envelopes serão abertos. De forma a garantir o caráter público das sessões, elas serão transmitidas ao vivo pelo YouTube.

Um software de videoconferências será empregado para realização das sessões virtuais. A implantação desse novo modelo é fruto de ação conjunta da Semad e da Companhia de Tecnologia da Informação de Cachoeiro de Itapemirim (Dataci).

“Não teríamos condições de fazer sessões presenciais sem causar aglomeração, o que iria de encontro ao que é preconizado pelos órgãos de saúde. Por isso, optamos pelo formato da videoconferência, que já tem sido utilizado de forma eficaz em outras atividades da administração municipal”, explica Lorena Vasques Silveira, presidente da Comissão Permanente de Licitação da prefeitura.

“Os processos licitatórios são essenciais para a gestão pública e nós tomamos todas as providências para garantir que os certames sejam realizados, mesmo durante a pandemia, com total transparência e, principalmente, preservando a saúde dos participantes e dos nossos servidores”, destaca o secretário municipal de Administração, Claudio Mello.