Qualificação

Professores da rede municipal participam de formação sobre instrumentos avaliativos

Será nesta sexta (8), para profissionais que atuam em turmas do 6º ao 9º ano
Foto: Márcia Leal/PMCI

Nesta sexta-feira (8), professores que atuam nas turmas de ensino fundamental II da rede municipal de educação de Cachoeiro participarão da formação continuada “Elaboração de Instrumentos Avaliativos Eficazes”.

As atividades serão realizadas no auditório da escola “Zilma Coelho Pinto”, nos períodos matutino e vespertino, razão pela qual não haverá aulas para os estudantes do 6º ao 9º ano no dia.

De acordo com a secretária de Educação do município, Cristina Lens, o objetivo da ação é fomentar discussões sobre métodos de avaliação no contexto escolar.

“Queremos incentivar os professores a buscar formas de avaliar que atendam não apenas aos objetivos do professor, mas, especialmente, as necessidades do aluno, identificando a avaliação como instrumento de reorientação do processo de ensino aprendizagem”, esclarece.

A secretária reforça, ainda, que também serão abordadas formas de avaliações dentro das matrizes de referência e os descritores do Programa de Avaliação da Educação Básica do Espírito Santo (Paebes).

A formação será ministrada pelo professor universitário J. Jerry Tononi. Autor dos livros “Mostra sua Língua” e “Segure o Português”, colunista do jornal A Tribuna e coordenador das avaliações das redações do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no Espírito Santo, Tononi destaca que os docentes terão a oportunidade de debater sobre processos de avaliação e elaboração de provas avaliativas e seletivas.

“É sempre bom salientar que a tendência do mundo moderno é evitar questões voltadas à decoreba. Em pleno terceiro milênio, não faz sentido decorar conteúdos, por isso, ao longo da palestra, será demonstrado esse processo de elaboração, em que se privilegia, especialmente, a interpretação de texto e contextualização”, completa.