Google Sala de Aula

Profissionais da Educação participam de formação sobre sala de aula virtual

Profissionais da Secretaria Municipal de Educação (Seme) de Cachoeiro participam, nesta semana, de formação on-line para uso da plataforma digital Google Sala de Aula, que será implementada ainda neste mês.

A ferramenta possibilitará interação, em ambiente virtual e em tempo real, entre professores e alunos do 1º ao 9º ano do ensino fundamental das escolas municipais, permitindo, por exemplo, o esclarecimento de dúvidas sobre as atividades pedagógicas que são disponibilizadas no Portal do Aluno, durante a pandemia.

A formação sobre o funcionamento da plataforma é voltada a servidores que atuam na unidade central da Seme, gestores escolares, pedagogos e professores. As orientações estão sendo repassadas via webconferência.

A implantação da ferramenta, que é disponibilizada, gratuitamente, às instituições e redes educacionais, está sendo realizada pela equipe de Gerência de Auditoria e Documentação Escolar e Coordenação de Dados Estatísticos da Seme.

“É um recurso de tecnologia muito oportuno, nesse momento, em que as aulas presenciais estão suspensas por causa da pandemia e que continuará sendo muito útil mesmo com o retorno das atividades nas escolas, futuramente. A proposta é trazer inovação para as unidades de ensino, a partir de um ambiente virtual de aprendizagem que também ajudará professores a organizarem os trabalhos com as turmas”, avalia a secretária municipal de Educação, Cristina Lens.

Estudantes também serão orientados sobre como acessar a plataforma e suas funcionalidades, por meio de vídeos explicativos e manuais disponibilizados pela Seme.

A secretaria frisa que, para os alunos que não possuem acesso à internet, as atividades continuarão sendo disponibilizadas por meio do gestor escolar. Nesse caso, a família deve entrar em contato com o diretor da unidade de ensino em que o estudante está matriculado e agendar o horário para retirada do material.