Prevenção primária

Projeto Guarda Mirim de Cachoeiro é referência para município vizinho

Representantes da Guarda Civil Municipal de Presidente Kennedy visitaram Cachoeiro nesta sexta (11) para conhecer melhor o projeto
Foto: Marcia Leal

Nesta sexta-feira (11), a Secretaria Municipal de Segurança (Semseg) de Cachoeiro recebeu a visita de representantes da Guarda Civil Municipal de Presidente Kennedy, que pretende implantar no município vizinho um projeto nos moldes da Guarda Mirim cachoeirense.

Recebidos pelo subsecretário da Guarda Civil Municipal (GCM) de Cachoeiro, Athos Alves, e pela coordenadora da Guarda Mirim, Edinete Mendes, os guardas kennedenses puderam conhecer melhor o funcionamento, as atividades e os resultados do projeto de prevenção primária em segurança pública, que é desenvolvido há cinco anos junto a estudantes de escolas públicas de 8 a 17 anos, já tendo alcançado cerca de 3.800 alunos.

Atualmente, a iniciativa atende a mais de 700 crianças e adolescentes, na sede de Cachoeiro e no distrito de Itaoca, com atividades esportivas, culturais e de cidadania gratuitas, no contraturno escolar. A proposta é envolver os participantes em ações formativas e edificantes que os afastem do uso de drogas e de estímulos a práticas delituosas.

“É um trabalho muito interessante e nos chamou a atenção porque busca lidar com as crianças e adolescentes que estão, muitas vezes, em situação socialmente desfavorável, concedendo a eles uma chance de melhoria de vida, e é isso que procuramos. Acredito que todos os municípios deveriam aderir a essa proposta, pela melhoria que pode proporcionar para a comunidade”, avalia o guarda civil de Presidente Kennedy, Paulo Henrique Ferreira.

“É sempre um prazer poder compartilhar as experiências exitosas do projeto Guarda Mirim com outros municípios. Isso demonstra que nossa gestão está servindo de modelo para outras Guardas Municipais. Nossas portas estão sempre abertas para todas as prefeituras que desejem conhecer nossas propostas de trabalho”, disse o secretário de Segurança de Cachoeiro, Ruy Guedes Barbosa Junior.