Atenção Primária

Prontuário eletrônico é implantado em Unidades Básicas de Saúde

Novo sistema já é utilizado em 13 UBS; expectativa é de que a implantação alcance todas as unidades até fim do ano
Foto: Márcia Leal/PMCI

A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) de Cachoeiro de Itapemirim está implantando o prontuário eletrônico nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). O processo teve início há cerca de dois meses e 13 unidades já adotaram o novo procedimento.

O e-sus Atenção Primária (e-sus APS), como é chamado o sistema do Ministério da Saúde, é usado na base de produção central da Semus desde 2013. A utilização nas UBS permitirá que as informações relativas aos pacientes, desde o momento em que chegam à recepção, sejam acessíveis, eletronicamente, a todos os profissionais das unidades.

Além disso, o prontuário eletrônico dá mais segurança para o armazenamento das informações, resguardando-as de eventuais danos materiais, e dão maior agilidade no repasse de dados ao Ministério da Saúde.

Os profissionais da Atenção Primária estão recebendo treinamento para a utilização do novo sistema. A implementação do e-sus APS, nas unidades, é feita com suporte da Companhia de Municipal de Tecnologia da Informação de Cachoeiro de Itapemirim (Dataci). A expectativa é de que, até o fim do ano, todas as 32 UBS do município estejam trabalhando com o prontuário eletrônico.

“O prontuário eletrônico permitirá um controle muito maior dos pacientes que chegam às Unidades Básicas, tornando o trabalho dos profissionais de saúde mais ágil e qualificado”, completa a secretária municipal de Saúde, Luciara Botelho.