Licitação

Protótipo para novos pontos de ônibus passará por avaliação

Estrutura começou a ser instalada, na quinta (12), pela empresa habilitada
Foto: Divulgação/PMCI

A licitação para construção de novos pontos de ônibus em Cachoeiro chegou à fase de apresentação do protótipo dos abrigos de passageiros.

Na quinta-feira (12), a empresa habilitada no certame começou a instalar o modelo, próximo ao residencial Otílio Roncete, no bairro Gilson Carone, para que seja avaliado pela comissão técnica examinadora da Prefeitura, nesta segunda-feira (16).

O objetivo é verificar se todas as especificações exigidas no edital de licitação serão atendidas – dimensões, materiais utilizados, acabamento e outros elementos técnicos.

“É uma avaliação criteriosa, que apontará se a empresa tem ou não expertise para fazer a instalação do modelo de ponto de ônibus que o município quer instalar”, explica o secretário municipal de Desenvolvimento Urbano, Jonei Petri.

O relatório de avaliação do protótipo deverá ficar pronto em uma semana. O documento informará se todos os requisitos foram atendidos ou se será necessário fazer adequações na estrutura apresentada. Caso haja a indicação de ajustes, a empresa terá 15 dias para fazê-los, a contar da emissão do relatório.

Se o protótipo for aprovado, a Prefeitura iniciará os procedimentos para assinatura do contrato com a empresa, respeitando os prazos para recursos. Assim ocorrendo, a Semdurb estima que os abrigos comecem a ser construídos dentro de dois meses.

308 novos pontos

O edital de licitação prevê o tratamento de 308 pontos de parada de ônibus em Cachoeiro, a partir da instalação de novos abrigos de passageiros e totens. A Prefeitura pretende investir até R$ 5 milhões na construção das estruturas, para garantir mais conforto aos usuários do transporte coletivo. A ação está prevista no Plano de Mobilidade Urbana do município.